Como implantar a coleta seletiva em sua empresa ou seu condomínio

Condomínios
08/11/2017

O conceito de sustentabilidade é um assunto cada vez mais relevante, em virtude,  da necessidade de uma atitude imediata perante os diversos impactos negativos na Natureza, causados pela ação humana, gerados  principalmente por uma falta de atitude e conscientização das pessoas e/ou organizações em relação à questões ambientais.

Há diversos caminhos e alternativas para buscar atitudes mais sustentáveis, uma delas, que envolve o processo de limpeza de uma empresa ou condomínio, é a coleta seletiva e reciclagem de lixo. Isso porque, com o aumento da produção de descartáveis, o volume de lixo cresceu muito nos últimos anos, e reaproveitar esse material pode trazer benefícios para todos, gerando empregos, reduzindo desperdício em toda a cadeia produtiva e, o mais importante, diminuindo os efeitos nocivos do lixo para o planeta.

A prática já é bastante comum em algumas organizações industriais, mas ainda está caminhando em alguns condomínios e escritórios administrativos. Implementá-la requer algumas ações iniciais, mas depois de funcionando, não existem grandes problemas para mantê-la. É importante ressaltar, no entanto, que reciclagem é uma ação coletiva, e por isso, antes de iniciar, é essencial que todos os envolvidos sejam conscientizados sobre o porquê da ação. Apenas ter as lixeiras diferenciadas é muito pouco, visto que, ainda nos dias de hoje, muitos não sabem os motivos da reciclagem de lixo e como fazer.

Com o intuito de ajudar responsáveis a implementarem a coleta seletiva de lixo, separamos alguns aspectos importantes a pensar antes de dar o pontapé inicial no projeto:

Espaço apropriado para o descarte do lixo devidamente separado. Lembrando as cores definidas para cada material.

As coletas mais comuns em condomínios são:

Azul: papel/papelão
Vermelho: plástico
Verde: vidro
Amarelo: metal
Marrom: resíduos orgânicos

E há também:

Preto: madeira
Laranja: resíduos perigosos
Branco: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde
Roxo: resíduos radioativos

É preciso definir quais desses resíduos serão devidamente separados e enviados para reciclagem e prover informação clara e contínua para que todos tenham consciência do descarte correto do material. Para isso, é importante que os responsáveis pelo projeto tenham treinamento e saibam gerenciar a iniciativa, além de disponibilizarem treinamentos para os outros profissionais que farão parte da iniciativa, incluindo principalmente as equipes de limpeza.

O local de armazenamento do material coletado deve ser pensado antes do início do projeto. Além disso, é preciso verificar as normas técnicas e de bombeiros para esses materiais – local, disposição, etc. Isso porque, papel e plástico, por exemplo, são itens de alta combustão e precisam ser gerenciados com total segurança.

A coleta, muitas vezes, é feita pela prefeitura. Em outros casos, é possível contratar empresas ou até mesmo fazer parcerias com cooperativas e ONGs especializadas. É importante estudar o melhor caminho para o condomínio ou empresa.

No site da Prefeitura de São Paulo, é possível encontrar mais informações sobre coleta seletiva e empresas participantes do projeto. Além disso, informações semelhantes podem ser encontradas em sites de outras cidades, sempre com a busca “coleta seletiva – nome da cidade”.

A ASTER, é uma empresa de terceirização de serviços de limpeza, que pode ajudá-lo a implantar um sistema eficiente de coleta seletiva,capacitando os profissionais de limpeza para ajudar no processo.

Boa sorte na iniciativa!

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Disco Preto: Ideal para remoção pesada de sujidade em pisos resistentes como concreto e pedra.
Disco Verde: Usado para limpeza intermediária em pisos de vinil e linóleo.
Disco Vermelho: Perfeito para limpeza leve e polimento de pisos tratados com cera, mármore e granito.
Escova: Versátil para diversas superfícies, especialmente irregulares como carpetes e concreto texturizado.
Tynex: Altamente abrasiva, indicada para limpezas pesadas em superfícies duras.
A escolha adequada prolonga a vida útil das superfícies e garante uma limpeza eficiente.

Sobre a ASTER
Desde 2004, a ASTER atua em segurança, facilities e automação em São Paulo, atendendo condomínios e empresas com eficiência e proximidade. Possuímos certificações ISO 9001 e CRS, além de autorização da Polícia Federal para vigilância. Solicite um orçamento sem compromisso.

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