A equipe de limpeza é uma das principais para manutenção dos condomínios e essencial para manter o ambiente organizado. Para isso é preciso criar um plano de ação. Nesse plano, o público é avaliado, depois o território e as necessidades são analisadas e por fim a frequência é estabelecida e os equipamentos são providenciados.
Ao avaliar as necessidades do condomínio, é possível criar e implementar o sistema de coleta seletiva. O meio ambiente é o bem mais precioso que existe, por isso é dever de todos cuidar e preservar. A gestão dos resíduos que produzimos é uma das formas mais efetivas de cuidarmos do meio ambiente, das pessoas e da comunidade em geral. A coleta seletiva é cada vez mais comum nos condomínios residenciais e comerciais pois além de fazer bem para o meio ambiente, organizando e direcionando melhor os resíduos produzidos, pode gerar economia e renda para o condomínio ao promover a reciclagem e o reuso dos materiais.
A implementação da coleta seletiva deve ser prevista no plano de limpeza, podendo acontecer de duas formas: porta a porta ou em pontos de entrega. A equipe de limpeza tem função primordial tanto para a manutenção quanto na implementação, pois a partir da ideia, avalia-se o público para verificar como ele será impactado por esse sistema, como será feita a comunicação com ele, se o público já está habituado e entende como funciona a coleta seletiva.
A partir daí, é preciso fazer uma vistoria que verifique a estrutura e as necessidades do condomínio. Confira o passo a passo para implementar a coleta seletiva nas rotinas de limpeza:
– Avaliar a quantidade diária de resíduos gerados, a estrutura do condomínio, o local de armazenamento e como será a logística.
– Orientar e treinar a equipe de limpeza sobre a coleta seletiva.
– Implementar os equipamentos e materiais.
– Promover a conscientização da comunidade sobre sustentabilidade e coleta seletiva.
– Definir uma frequência nas atividades.
– Criar um cronograma de limpeza.
Esse cronograma deve conter os diferentes tipos de limpeza: geral (com atividades diárias em áreas de maior circulação), manutenção (atividades mais leves que podem ser diárias como varrição das áreas comuns) e conservação (como recolhimento de lixo). Confira abaixo as atividades relacionadas a coleta seletiva que devem estar previstas no cronograma de limpeza:
– Colagem de informativos.
– Treinamentos da equipe de limpeza.
– Recolhimento de sacos de resíduos e lixos.
– Encaminhamento desses materiais para o lugar de destino adequado.
– Limpeza dos equipamentos e materiais.
– Criação de um grupo de monitoramento de processos que realize um balanço periódico do sistema, assim como divulgação de informações e ações de incentivo.
Seguindo esses passos a rotina de limpeza do condomínio e a implementação da coleta seletiva ficam muito mais fáceis de gerenciar e de manter. A ASTER é uma empresa de terceirização de serviços de limpeza que pode ajudá-lo a implantar um sistema eficiente de coleta seletiva, capacitando os profissionais de limpeza para ajudar no processo.