Durante o encontro Zelando Juntos, organizado pela Aster, o fundador do GATE, Diógenes Lucca, elencou os principais pilares de segurança. Antes de tudo, é preciso ponderar que ela deve ser mais do que um serviço prestado.
1. Estrutura voltada à segurança
Para evitar problemas e riscos é recomendável implementar uma série de alterações na estrutura dos condomínios como usar eclusas, construir muros adequados, podar as árvores, blindar as guaritas e deixá-las com visão periférica dos acessos ao condomínio.
2. Equipamentos
A instalação e a manutenção frequente de equipamentos são essenciais para manter a proteção. Verifique se as câmeras de vigilância estão estrategicamente posicionadas e com qualidade nas imagens, gravação e armazenamento das imagens local e remotamente, monitoramento à distância, alarmes e sensores etc.
3. Treinamento
Está diretamente ligada à bons procedimentos. Para isso, é fundamental que os procedimentos sejam claros, formalizados e divulgados para todos os moradores, funcionários e prestadores de serviços por meio de manuais e campanhas internas. Além de manter toda a equipe do condomínio treinada e capacitada para qualquer situação.
Essas e outras dicas de como incorporar algumas práticas de segurança em seu cotidiano, você encontra no livro Segurança é estilo de vida, de Lucca.
Saiba mais sobre o tema, lendo nosso Guia de Segurança em Condomínios.