A redução de custos é um tema muito abordado nas empresas e condomínios por aqueles que estão envolvidos ou trabalham diretamente com a manutenção predial. As buscas para minimizar gastos e ao mesmo tempo não perder a qualidade, são constantes, mesmo que o assunto pareça ser simples: limpeza. A solução para essa incógnita? Um planejamento e controle simples que trará grandes resultados.
Conduza periódicos dias de limpeza
Você já ouviu falar do termo “Clean Days”? Clean days são dias específicos da semana ou mês escolhidos para que os próprios funcionários limpem as suas mesas para descartar lixo e materiais desnecessários. Essa simples ação conserva o ambiente e ainda permite que os funcionários saibam exatamente o que precisa ser reposto e o que deve ser reaproveitado.
Utilização de materiais, técnicas e equipamentos adequados de limpeza
Muitas vezes a rotina de limpeza dos prédios e empresas é conduzida por pessoas que não conhecem muito o assunto. A utilização correta de equipamentos e materiais pode aumentar a produtividade, melhorar a qualidade e reduzir os gastos com mão-de-obra.
Saber qual material específico deve ser usado em cada tipo de piso, por exemplo, é uma técnica interessante que pode gerar ganhos de qualidade e eficiência.
Criação de Rotinas de Limpeza e Controles
Definir um cronograma de limpeza, bem como estipular rotinas diárias, semanais e mensais, pode otimizar os serviços e eventualmente reduzir a quantidade de funcionários na tarefa. Estabelecer sistemas de controle, com registros de horários de realização e/ou check-list, são fundamentais e ajudam a direcionar e controlar melhor a execução das atividades.
Copos plásticos
Os copos descartáveis utilizados para beber água e café por funcionários e visitantes podem trazer um alto prejuízo para a empresa. A alternativa mais sustentável é estimular os funcionários a usar canecas pessoais ou a própria empresa pode fornecer os recipientes.
Reduza o uso de papéis
Coloque a tecnologia ao seu favor. Procure salvar documentos via nuvem, assim eles poderão ser criados, compartilhados e editados eletronicamente sem o desperdício de papel. Incentive os seus funcionários a imprimirem e fazerem cópias do que é realmente necessário.
Faça uma reunião e explique as consequências para o meio ambiente devido ao uso excessivo de papel. Caso tenha papéis em desuso, faça rascunhos. Você reduz gastos, a quantidade de lixo produzido pela empresa e ainda colabora com o meio ambiente. Secadores de mãos para os banheiros trarão benefícios nas rotinas de limpeza e nos gastos com papéis.
Terceirize serviços
Para aqueles serviços que fogem do seu escopo de trabalho, que tal terceirizar? Nós da Aster oferecemos serviços terceirizados de limpeza predial da melhor qualidade, visando manter o ambiente da sua empresa sempre limpo e agradável.
Seguimos padrões de qualidade e legalização trabalhista e contamos com funcionários especializados para a limpeza de sua empresa ou condomínio. Assim, você evita despesas extras com funcionários permanentes e mantém o foco nas atividades cotidianas do seu negócio. Pode deixar que da limpeza nós cuidamos para você.