7 erros comuns na segurança do condomínio

Segurança Patrimonial
08/05/2019

Morar em um condomínio é, para muitos, sinônimo de segurança e estabilidade para a família. Na prática, os condomínios oferecem mais proteção para os moradores por conta de seus serviços completos.

Contudo, engana-se quem pensa que a segurança condominial não comete falhas.

Infelizmente, como em qualquer outro tipo de serviço, a falha humana pode aparecer e comprometer todo o trabalho de uma equipe estruturada.

Sabendo disso, a Aster, empresa especialista em segurança que há mais de 15 anos atua em condomínios residenciais e comerciais, elaborou este artigo. Listamos os erros mais comuns cometidos pela segurança de um condomínio para saber como evitá-los.

Acompanhe!

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Distrações dos funcionários

A segurança deve ser prioridade nos condomínios para o bem-estar de todos. No entanto, alguns hábitos de funcionários, condôminos e visitantes podem acabar prejudicando a rotina.

O grande número de pessoas circulando diariamente faz com que promover um ambiente seguro se torne um desafio.

Um dos maiores problemas que atrapalham a execução dos protocolos de segurança e causam queda na produtividade da equipe é justamente a distração.

Muitos fatores contribuem para a distração dos profissionais. Falta de atenção dos contratados é uma delas.

Um erro fatal que pode explicar a falta de atenção dos colaboradores é o uso de televisores, celulares ou quaisquer aparelhos eletrônicos que dividam a atenção do profissional.

Além disso, manter a portaria da guarita aberta, falta de punição e o abandono do posto de trabalho são problemas corriqueiros que precisam ser combatidos pelos síndicos, afinal, os síndicos são os responsáveis por gerir a equipe de funcionários.

Desqualificação

Os condomínios devem garantir que seus funcionários sejam qualificados para exercer as funções que a eles são atribuídas. Os porteiros, por exemplo, devem ser profissionais atentos e experientes no atendimento ao público.

Existe uma recomendação para a contratação da equipe de funcionários de que são necessários ao menos 6 meses de experiência comprovada no exercício da função.

Outro fator decisivo para a contratação é o conhecimento e habilidade obtidas através de cursos específicos.

Preparamos um manual para a contratação de porteiros. Baixe agora gratuitamente ou se inscreva abaixo para receber.

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Desmotivação

Um aspecto muito importante que afeta o desempenho dos funcionários, seja qual for a sua área de atuação é a desmotivação.

Empregados desmotivados tendem a negligenciar suas funções fazendo com que a qualidade da prestação do serviço seja diminuída. Quando se trata de um profissional que desempenha um papel ligado à segurança, a desmotivação tem peso ainda maior, pois coloca em risco a vida dos moradores.

Para driblar este problema, os síndicos devem acompanhar de perto a rotina dos colaboradores. É preciso estar atento a qualquer sinal de insatisfação, conversar e estar disposto a ouvir.

Contudo, caso os funcionários façam parte de uma equipe de serviços terceirizados e o síndico não conseguir fazer com que o desempenho dos colaboradores melhore, é preciso acionar a empresa que presta o serviço ao condomínio.

Despreparo

Já falamos que os funcionários contratados devem ser qualificados para cumprir as funções que o condomínio exige. Além de deter conhecimento através de cursos e experiência no desempenho do cargo, é fundamental que o contratado esteja preparado para o trabalho.

Isto é, o funcionário deve passar por um período de reconhecimento dos processos de segurança e da rotina do condomínio para poder desempenhar sua função. Por isso é tão importante, por exemplo para os porteiros, passar por um treinamento.

A Aster lançou alguns módulos de treinamento de porteiros que vai ajudar os profissionais a exercer o cargo com eficiência. Inscreva-se no formulário abaixo e acompanhe!

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Fadiga

Por mais atentos, qualificados, motivados e preparados que sejam, seres humanos são passíveis de desgastes físicos que podem ocasionar a queda em sua presteza.

Uma rotina de trabalho pesada causa cansaço físico e mental naturais nos funcionários, por isso é essencial saber gerenciar sua equipe para manter a segurança do condomínio em alta.

Alguns fatores ajudam a explicar o motivo pelo qual os profissionais se desgastam mais do que deveriam. Abaixo listamos os aspectos que causam a fadiga da equipe de funcionários:

Trabalho noturno

Os condomínios exigem atenção 24h por dia de seus funcionários, já que qualquer minuto de desatenção pode gerar uma crise de segurança que afeta todos os condôminos.

Portanto, as empresas que prestam este tipo de serviço contratam os profissionais e os preparam sabendo da exigência que a profissão impõe.

No entanto, estudos comprovam que durante esse turno a produtividade e eficiência decaem naturalmente e os riscos aumentam.

Por questões biológicas, o ser humano se acostumou a trabalhar durante o dia e dormir à noite. Quando essa situação é invertida, o resultado pode impactar negativamente no descanso.

Uma saída para ajudar os funcionários é realizar trabalhos educacionais para estimulá-los a ter uma rotina saudável, assim eles poderão dormir melhor.

Alternativa, embora menos indicada, é proporcionar intervalos de descanso durante a jornada de trabalho, para que eles descansem e não sintam o peso do sono em seu posto.

Escalas de trabalho

Na categoria dos vigilantes e porteiros, é convencionada a escala de trabalho de 12×36.

Esse tipo de escala exige que o funcionário desempenhe sua função por 12 horas consecutivas em um dia, descanse por 36 horas e retorne para seu posto, sem a possibilidade de horas extras.

Entretanto, é comum que os profissionais acumulem cargos e trabalhem em duas empresas para aumentar a renda.

A situação acontece com frequência e acaba gerando um cansaço maior do que os funcionários possam aguentar. Nesses casos, é importante acompanhar os colaboradores e proporcionar a eles uma boa infraestrutura para desempenhar sua função.

Além disso, se houver orçamento, remunerar melhor os funcionários para evitar a dupla jornada é muito importante. Assim você terá um profissional disposto, motivado e pronto para garantir a segurança do seu condomínio.

Para entender outros fatores que causam a fadiga na equipe de segurança dos condomínios, leia nosso artigo e saiba como gerenciar a fadiga de seus funcionários.

Falta de estrutura e equipamentos

Para cumprir uma função tão fundamental quanto a segurança, os profissionais precisam estar equipados com ferramentas que permitam exercer suas funções com excelência.

Os equipamentos facilitam a rotina dos funcionários e minimizam os riscos de sinistros. Câmeras de segurança, botões de pânico, sistemas de identificação e softwares de controle de acesso são primordiais em todo condomínio. Veja aqui as ferramentas de segurança indispensáveis.

A estrutura de portões com clausura e sistema de intertravamento, cercas e sensores perimetrais; guarita blindada protegida, com banheiro interno, móveis ergonômicos e ar-condicionado, além de boa visibilidade externa, são itens importantes na segurança do condomínio.

Falta de procedimentos e treinamentos

O condomínio deve contar com procedimentos bem estabelecidos. As regras servem para direcionar a rotina de trabalho e para controlar as interferências externas. Elas devem constar no regulamento interno do condomínio, sendo importante ter cláusulas sobre visitantes, encomendas etc.

Todos, incluindo os moradores, devem ser devidamente treinados sobre os procedimentos adotados e o descumprimento ficará sujeito a punições previstas no Regulamento Interno.

Outro recurso que ajuda a aumentar a segurança dos condomínios é a Portaria Remota. Trata-se de um sistema que utiliza o monitoramento das câmeras para controlar o acesso ao condomínio, remotamente.

É uma ótima solução para segurança e redução de custos, já que permite ao condomínio funcionar com o quadro de funcionários reduzido e minimizar os erros comuns causados pela falha humana.

Para saber mais sobre esse sistema, baixe o Guia Prático da Portaria Remota e saiba como ela pode ajudar o seu condomínio a melhorar a segurança e a rotina!

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Sobre a ASTER
Desde 2004, a ASTER atua em segurança, facilities e automação em São Paulo, atendendo condomínios e empresas com eficiência e proximidade. Possuímos certificações ISO 9001 e CRS, além de autorização da Polícia Federal para vigilância. Solicite um orçamento sem compromisso.

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