Delivery de comida pode gerar contaminação?
Mesmo em meio à pandemia, os serviços de e-commerce e delivery continuam funcionando, assim como os, cada vez mais populares, aplicativos de comida.
Com a adoção da prática de home office aliada a diminuição das idas aos supermercados, medida que visa evitar aglomerações, comprar alimentos pelo delivery é cada vez mais comum. Nos condomínios isso não é diferente.
Para lidar com as restrições sugeridas pelos órgãos de saúde, aplicativos como Ifood, Uber Eats e Rappi passaram a disponibilizar opções mais seguras para os consumidores. É possível escolher a opção de pagamento apenas pelo app, para evitar o manuseio de máquinas de cartão e dinheiro.
Além disso, está habilitada a “Entrega sem contato”. Ao selecionar, você pode se comunicar com o entregador pela plataforma e até enviar imagens do local onde deverá ser depositado o pedido.
No caso da Rappi, kits com álcool gel, desinfetantes e máscaras estão sendo distribuídos aos entregadores. A recomendação da empresa é para que os motoristas utilizem os materiais ao buscar o pedido, durante o trajeto e no momento da entrega.
E embora possa ser a uma opção segura para o consumidor, é preciso que alguns cuidados sejam tomados para diminuir ainda mais a chance de infecção.
Abaixo, listamos algumas práticas a serem adotadas pelos moradores ao receber o pedido:
1. Higienizar as embalagens;
2. Lavar as mãos após receber o pedido;
3. Descartar as embalagens o quanto antes;
4. Limpar as superfícies em que a embalagem tocar.
É dever do síndico, instruir os moradores a seguirem os procedimentos listados acima a fim de combater a propagação do Coronavírus.
Contudo, a melhor forma de diminuir o risco de contaminação continua sendo evitar o uso de serviço de delivery, pois sua prática aumenta a rotatividade e fluxo de pessoas nas portarias do condomínio.
Como receber entregas sem contato
Como já vimos, os aplicativos de comida estão disponibilizando alternativas para evitar o contato direto entre consumidor e entregador.
Do ponto de vista do morador, para se proteger, é preciso escolher a opção “Entrega sem contato” e fazer o pagamento via app. Além disso, seguir os procedimentos:
1. Manter distância de um metro do entregador;
2. Não receber a encomenda da mão do entregador para evitar contato direto;
3. Pegar a encomenda apoiada em um local indicado por você (do chão ou sobre uma base);
4. Caso precise assinar um protocolo de recebimento, repetir o procedimento acima (o entregador deve apoiar o papel no local indicado).
Depois de tudo isso, praticar os processos de higienização das mãos e embalagens como explicado anteriormente.
Já, do ponto de vista do condomínio, enquanto os pedidos de refeição são, costumeiramente, recebidos pelo próprio morador, o mesmo pode não acontecer quando o assunto são as entregas de produtos do e-commerce.
Nestes casos, o condomínio deve tomar algumas medidas, bem como o profissional responsável pelo recebimento das encomendas, como:
1. Montar um fluxo de atendimento às entregas, para que o contato corporal na portaria entre porteiros, moradores e entregadores seja o menor possível e que aconteça de forma organizada para evitar grande fluxo;
2. Lavar as mãos ao manipular todo tipo de encomenda, antes e depois de entrar em contato com entregadores e moradores;
3. Utilizar caneta própria e devidamente higienizada para assinar protocolos de entrega. Ainda assim, após a utilização, lavar as mãos;
4. Manter um metro de distância do entregador;
5. Caso as encomendas sejam mantidas na portaria, higienizar as superfícies tocadas por elas.
Seguindo os procedimentos de combate ao Coronavírus neste momento de crise, a chance de contaminação é reduzida!
Recebendo entregas no condomínio em segurança
Um outro aspecto importante, nesse momento em que o e-commerce e a entrega via delivery aumentou, é ter atenção com a segurança de residências e condomínios.
Existem casos de criminosos se aproveitando do momento para invadir os imóveis, rendendo os entregadores na rua e/ou também simulando falsas entregas.
Para evitar que isso aconteça, recomendamos as seguintes medidas preventivas:
1. Oriente bem a equipe de portaria e segurança sobre possíveis golpes. Na dúvida, não se deve autorizar a entrada;
2. Mantenha sempre que possível uma barreira física com o entregador. Em condomínios com clausura e passa-volumes esse procedimento é mais fácil de ser seguido. Caso não seja o caso de seu condomínio, peça para o entregador deixar a encomenda na calçada e somente após ele se afastar, recolha a entrega;
3. Se possível, tenha sempre o nome do entregador e questione antes de se expor. Caso não tenha feito o pedido, fique bastante atento. Em caso de presentes e/ou entregas não esperadas, redobre atenção checando todas as situações;
4. Em virtude das questões de saúde, as normas de segurança não devem ser afrouxadas. Não autorize a entrada de entregadores no condomínio. Nossa recomendação é que os condôminos tenham sempre que descer para receber as encomendas. Nos casos de idosos que não podem se expor, sugerimos montar uma logística com porteiros, empregados internos e auxiliares de limpeza para que as entregas possam ser feitas.