A sexta edição da campanha anual de coleta de lixo eletrônico, lâmpadas e livros, realizada pela SAAP, com colaboração da ASTER, foi a mais bem sucedida das edições.
Ao todo, foram recolhidos 9.689,50kg de resíduos, segundo relatório da Recycare, empresa de reciclagem parceira na campanha.
O novo modelo de recolhimento – com sistema totalmente drive thru – se mostrou um verdadeiro sucesso. Realizada no Dia Mundial da Limpeza, mesmo em meio à pandemia, essa foi a edição com maior adesão.
Para se ter uma ideia, somadas, as outras cinco edições coletaram cerca de 12 toneladas de resíduos, número próximo à campanha de 2020. Confira aqui como foi a edição de 2019.
Os dados mostram que, nos últimos seis anos, cerca de 22 toneladas de resíduos deixaram de ser despejados na natureza, graças à ação conjunta da SAAP, ASTER e demais empresas participantes.
O descarte incorreto de resíduos eletrônicos pode prejudicar o meio ambiente e a saúde. Quando quebrados e expostos na natureza, esse tipo de material libera substâncias tóxicas e poluentes.
Um estudo realizado em 2017, intitulado The Global E-Waste Monitor, mostrou que, em 2021, serão produzidos até 52 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos no mundo.
Contudo, apenas 20% de todo lixo eletrônico produzido recebe tratamento adequado e é reciclado. Por isso, a participação em campanhas como a realizada pela SAAP para coleta de resíduos eletrônicos é tão importante.
Campanha solidária contra a pandemia
A sexta edição da coleta de lixo eletrônico teve, além do olhar sustentável, o viés solidário das empresas participantes para ajudar no combate aos problemas socioeconômicos decorrentes da pandemia.
Por isso, foram doados ao Instituto Caça-Fome, R$ 11.700 advindos da coleta de materiais. Com esse valor, será possível comprar até 335 cestas básicas, que poderão alimentar 1.675 pessoas.
Ações como estas fazem parte do compromisso da ASTER em garantir o bem-estar da sociedade como um todo. ASTER, fazendo por você, zelando pelo coletivo.