Defina metas e indicadores de performance
Uma gestão com foco em produtividade deve garantir que colaboradores e equipes terceirizadas conheçam a estratégia e as expectativas da empresa. Assim, os objetivos macro devem ser desdobrados em metas individuais e coletivas, de forma que todos possam compreender claramente o que deve ser feito.
E para acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos e projetos, é essencial contar com indicadores de performance, para mensurar os resultados, bem como identificar e eliminar gargalos, perceber atrasos e perdas em qualidade. Com essas informações, é possível agir rapidamente e corrigir desvios.
Invista em comunicação
Quando os indicadores mostram problemas nos resultados das equipes terceirizadas, é necessário avaliar, também, aspectos relacionados à gestão. A produtividade depende muito de um bom sistema de comunicação interna, por isso, é necessário orientar, compartilhar informações, esclarecer dúvidas, direcionar esforços, ouvir ativamente e colaborar para a solução de problemas. Cabe ao gestor ser também um comunicador competente.
Reforce a integração
Apesar dos impedimentos legais que cercam a gestão de equipes terceirizadas, é preciso reforçar a integração destes profissionais com a empresa. É importante que eles conheçam o histórico da organização, os produtos e serviços, compreendam o funcionamento da empresa e ainda estejam cientes de todas as regras e normas de conduta interna.
Assim, mesmo com as diferenças no modelo de trabalho, é possível engajar esses profissionais com os objetivos corporativos, criando um ambiente amistoso e colaborativo.
Organize treinamentos
Por conta das mesmas limitações previstas em lei, é preciso atentar para a questão dos treinamentos oferecidos às equipes terceirizadas, já que, em linhas gerais, é preciso montar turmas exclusivas para os prestadores e, novamente, cuidar para que não haja qualquer tipo de subordinação neste processo.
Mas, de qualquer forma, é importante preparar essas equipes para realizarem as tarefas contratadas. Esse treinamento deve ser planejado e executado em parceria com a empresa prestadora.
Adote práticas de valorização e reconhecimento
Reconhecimento e valorização também são práticas que influenciam a produtividade de qualquer equipe e, por isso, é importante reconhecer o empenho, a dedicação e as conquistas, além de valorizar o talento e a competência. Estas práticas favorecem o engajamento e também a construção de relações onde todos ganham, como devem ser as parcerias de trabalho.
Tenha cuidado com a subordinação
É preciso lembrar que o sucesso da terceirização de serviços está intimamente relacionado à gestão. É fundamental suportar, supervisionar e monitorar os resultados das equipes terceirizadas. Mas é importante atentar para a questão da subordinação, que é uma das maiores causas de reclamações trabalhistas no país. Um profissional terceirizado não é subordinado direto, mas sim, um prestador de serviços. É uma relação de trabalho diferente, que deve ser vista como uma parceria.
Vale lembrar que quando se estabelece a subordinação, o profissional terceirizado pode requerer na justiça o vínculo empregatício com a contratante que, em linhas gerais, oferece salários maiores e benefícios melhores, gerando, assim, grandes despesas. Por isso, é essencial adotar uma gestão capaz de construir relações diferentes entre colaboradores e equipes terceirizadas, mas de forma harmônica e produtiva.
Os serviços terceirizados mais procurados
Atualmente, há uma série de possibilidades para a terceirização de serviços, de modo a atender diversas demandas do mercado. Dentre os mais comuns tradicionais, estão os de limpeza, recepção, manutenção predial e portaria.
Com o avanço das soluções tecnológicas, hoje já é possível contar também com novos conceitos, como o serviço de uma portaria remota que, por meio de uma central à distância, monitora e gerencia os acessos, adotando procedimentos padrão de controle. Alguns benefícios podem ser citados neste caso, já que essa modalidade garante uma sensível redução nos custos mensais, reduz o número de reclamações trabalhistas e ainda minimiza os problemas de mão de obra.
Neste sentido, a segurança patrimonial também é um serviço bastante requisitado, exatamente por exigir uma grande especialização de suas equipes.
Em muitas situações, o mais adequado é contratar uma consultoria, para que esses profissionais desenvolvam e implantem um sistema de segurança mais adequado às necessidades e riscos do negócio. Esse sistema pode incluir equipes armadas ou desarmadas, instalação de câmeras, alarmes e segurança perimetral, por exemplo.
Outras atividades que exigem conhecimentos técnicos diferenciados e especialização, também entram para a lista dos serviços terceirizados, que são contratados por empresas que visam profissionalizar essas etapas da operação.
Neste contexto, os serviços de TI estão entre os mais procurados e envolvem situações como a implantação de softwares de gestão e sistemas integrados, até o fornecimento de infraestrutura, manutenção e suporte.
As empresas de RH também prestam diversos serviços, como recrutamento e seleção, elaboração de treinamentos e suporte às práticas relacionadas à gestão de pessoas. E ainda, as agências de marketing, contratadas para definição de estratégias para fomentar a imagem, atuar na atração e fidelização de clientes e colaborar para os bons resultados corporativos.
É importante compreender que a terceirização, por si só, não é a solução de todos os problemas e sim parte de uma estratégia maior, que visa a construção de uma operação ágil, flexível, capaz de se adequar às mudanças do mercado.
Para isso, é preciso estar próximo às equipes terceirizadas, reconhecendo os problemas, otimizando processos, compartilhando informações e conhecimento, buscando oportunidades para criar um clima produtivo, com foco em resultados e contando com parcerias engajadas.
A terceirização de serviços já acontece em sua empresa? Na sua opinião, quais as práticas de gerenciamento mais eficazes? Compartilhe nosso post em suas redes sociais e deixe seus comentários!