SegurançaSegurança patrimonial armada e não armada, vigilância em bairros residenciais
FacilitiesMão de obra de Recepção, Copa, Serviços gerais, mensageiros
Portaria e Controle de AcessoPortaria remota, mão de obra para portaria, portaria híbrida, portaria autônoma, portaria virtual
Automação e Segurança EletrônicaDesenho e implantação de projetos de segurança eletrônica e controle de acesso como alarmes, câmeras, reconhecimento facial, automatização de portões, alertas de invasão
Roubos e furtos aumentam em São Paulo: saiba o que fazer
Segurança Pessoal
21/09/2021
Nos últimos meses, vimos o aumento da criminalidade em São Paulo com casos que chamaram a atenção da mídia e da população. Umhomem que passeava com seu cachorro acabou morto em rua residencial do bairro do Pacaembu, após reagir a uma tentativa de furto de celular, por exemplo.
Então, para confirmar que a percepção do aumento da criminalidade é real, fomos atrás dos números. E, assim, descobrimos que, de fato, houve aumento de roubos e furtos na capital paulista em 2021.
Número de roubos e furtos crescem
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), entre janeiro e julho de 2021, aconteceram 11.981 roubos na capital paulista, contra 11.211 do mesmo período de 2020, aumento de quase 7%. Já os furtos subiram de 15.805 ocorrências para 19.057, um aumento de mais de 20% na estatística. Se somarmos, veremos que aconteceram 31.038 casos de roubos e furtos em 2021 contra 27.016 do período anterior. Olhando dessa forma, conclui-se que as taxas saltaram 15% no 1o semestre deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado.
Flagrante de uma tentativa
Recentemente, câmeras de rua da ASTER conseguiram flagrar o momento em que bandidos tentam emboscar um carro num bairro residencial em São Paulo. Reproduzimos o vídeo abaixo no intuito de alertar motoristas:
Por isso, cada vez mais, é importante adotar algumas práticas para manter-se em segurança. Mas, calma: a seguir, falaremos sobre atitudes que podem ajudar quem mora em casa a se proteger.
O que fazer para se proteger?
A criminalidade vem crescendo, mas você pode tomar algumas atitudes preventivas para reduzir os seus riscos, como nas sugestões abaixo:
Invista em tecnologia para ter mais segurança
A tecnologia pode ser uma grande aliada no combate à criminalidade porque ela ajuda tanto na inibição das ocorrências, pelo seu caráter ostensivo, como também na identificação posterior dos criminosos, facilitando o trabalho da polícia e evitando novas ocorrências. Abaixo, algumas alternativas:
Invista em cercas, sensores perimetrais e alarmes residenciais, se possível conectados a uma central de monitoramento ou mesmo ao app do seu celular;
Instale câmeras na fachada de sua casa e nos muros adjacentes, com gravação de imagens. Hoje, existem serviços de gravação de imagem na nuvem bastante acessíveis;
Tenha um bom motor para o portão na sua garagem. Isso pode reduzir o tempo de exposição da sua residência ao risco de uma invasão quando você entrar ou sair de carro;
Inove ao instalar armários eletrônicos, como por exemplo o Cubo, para receber encomendas sem contato com o entregador.
Todos esses recursos ajudam a proteger a sua residência e tornam a vida do criminoso mais difícil. Veja também o artigo com 5 equipamentos para segurança residencial que você precisa.
Adote hábitos mais seguros
Atitudes do dia a dia também podem ajudar a evitar roubos e furtos, além de outros crimes, como, por exemplo, prestar sempre atenção ao redor e ficar atento se está sendo seguido quando caminhar ou transitar de carro pela rua, sobretudo à noite. Se achar que está sendo seguido, você pode:
Se estiver a pé, entrar em um estabelecimento, manter distância do suspeito caminhando mais rápido ou até simular uma amizade com outro pedestre;
Ao chegar na porta ou portão da sua casa, não fique procurando as chaves parado na rua;
Se estiver de carro, não entre em casa, dando mais uma volta no quarteirão até se ver livre do carro suspeito;
Lembre-se que chegar e sair da sua residência abrindo a porta da garagem ou o portão é um momento de vulnerabilidade.
Outra boa dica é não expor o celular ao caminhar pela rua, mas isso vale também para outros objetos de valor como joias e relógios. Preste atenção na saída do banco e também evite andar em lugares desertos e/ou mal iluminados para não facilitar a vida dos bandidos.
Serviço de vigilância privada em bairros
Contratar serviços de vigilância privada pode ser uma boa alternativa para:
Ter viaturas transitando lentamente pelo perímetro determinado do seu bairro de modo ostensivo e com pontos de parada estratégicos para verificação de anormalidades, como por exemplo, um portão aberto;
Prestar serviços de chegada e saída assistida, acompanhado de modo ostensivo a entrada ou saída dos moradores na residência para inibir a abordagem de assaltantes em momentos de vulnerabilidade.
Conte com a ASTER para te ajudar
A ASTER oferece serviço de vigilância motorizada, que inclui entrada e saída assistidas para bairros residenciais de São Paulo a fim de tornar a vida dos moradores ainda mais segura. O serviço pode ser acionado pelos moradores para que os nossos seguranças, treinados na polícia federal, acompanhem a saída e chegada dos moradores e funcionários em casa.
Então, se você precisar de ajuda para tornar a sua rotina mais segura, entre em contato agora mesmo!