SegurançaSegurança patrimonial armada e não armada, vigilância em bairros residenciais
FacilitiesMão de obra de Recepção, Copa, Serviços gerais, mensageiros
Portaria e Controle de AcessoPortaria remota, mão de obra para portaria, portaria híbrida, portaria autônoma, portaria virtual
Automação e Segurança EletrônicaDesenho e implantação de projetos de segurança eletrônica e controle de acesso como alarmes, câmeras, reconhecimento facial, automatização de portões, alertas de invasão
Como preparar a piscina do condomínio para o período de fim de ano?
Condomínios
09/11/2021
Com o verão cada vez mais próximo e o período de férias batendo à porta, um dos serviços mais usados pelos moradores precisa de uma atenção especial: a piscina.
Para que eles possam aproveitar, é fundamental que a piscina do condomínio esteja em boas condições de uso. Por isso, o síndico tem que se atentar à manutenção, tomando alguns cuidados que podem ser diários, semanais, mensais ou até anuais. Então, nesse post, mostramos o que deve ser feito e a frequência que cada tarefa tem que ser realizada.
Cuidados diários com a piscina
Para que a piscina esteja sempre limpa, ela precisa de cuidados que vão ajudar na remoção de impurezas e resíduos mais visíveis.
Realizar a filtragem da piscina
A filtragem remove alguns resíduos visíveis na água com facilidade, melhorando assim o aspecto e a sua qualidade. Precisa ser feita por 4 a 8 horas, dependendo das indicações do fabricante do filtro. Além disso, nos dias em que houver tratamento, deve ser feita logo na sequência.
Aplicar o cloro
Nos períodos de uso intenso da piscina do condomínio, como na época de fim de ano, é necessário aplicar o cloro diariamente. Isso deve acontecer à noite, para evitar a evaporação do produto. Depois, pela manhã, faça a medição dos níveis de cloro livre, que precisa estar entre 1 e 3ppm. Assim, você poderá prevenir a proliferação de microrganismos que prejudicam a saúde dos moradores. Em outras épocas do ano, com uso menor da piscina, a cloração pode ser feita em dias alternados.
Cuidados semanais com a piscina
Pelo menos uma vez por semana será necessário realizar uma série de cuidados:
Limpar as bordas da piscina
As bordas da piscina no condomínio costumam acumular resíduos de protetores solares, oleosidade, fungos e algas. Mas, para evitar que isso aconteça, é preciso fazer a higienização. Este processo é bem simples, basta usar uma escova com cerdas macias ou uma esponja, juntamente com o produto de limpeza específico para piscinas. Mas atenção, não use qualquer produto de limpeza para não contaminar a água!
Aspirar
Certos tipos de resíduos podem afundar e, com o tempo, se acumular no fundo da piscina, dando uma sensação de descaso. Então, para remover, será necessário fazer a aspiração toda semana usando um aparelho apropriado para a função.
Retrolavar o filtro
Ajuda manter o filtro da piscina o mais eficiente possível, eliminando todos os resíduos filtrados que se acumulam. O processo é rápido, leva apenas cinco minutos, e depois de feito, basta enxaguar por mais alguns minutos para evitar que a água suja volte.
Controlar o pH e alcalinidade
Para que a água esteja sempre em boas condições de banho, é preciso controlar os níveis de pH e da alcalinidade uma ou duas vezes na semana, dependendo da frequência da aplicação de cloro e uso. O pH da água deve ficar entre 7 e 7,4, medido por equipamento específico, já a alcalinidade, entre 80 e 120 ppm. O processo precisa ser feito antes da maioria dos tratamentos químicos, mas depois da cloração.
Quando observados pH ou alcalinidade elevados, a solução é aplicar produtos redutores (sulfato de alumínio). Se a situação for inversa, os elevadores (Barrilha Leve). Após sua realização, deve-se filtrar a piscina.
Aplicar algicida
Existem dois tipos de tratamento feitos com algicida. Semanalmente deve ser feito o convencional, para impedir a formação de algas. Mas, também existe o tratamento de choque, que é feito quando for identificada uma infestação de algas, ou após um período de chuvas. O ideal é não utilizar no mesmo dia do cloro.
Supercloração
A supercloração é um processo de choque que adiciona cloro à piscina em quantidade maior do que o normal e pode ser necessária em épocas de muito uso, como no verão, longos períodos de chuva ou então quando são encontrados animais mortos na água.
Cuidados periódicos com a piscina
Periodicamente, deverão ser feitos alguns processos que vão depender do estado no qual ela se encontra.
Fazer a clarificação e decantação
O aspecto da água é um grande atrativo, por isso, é importante que ela esteja sempre cristalina. No entanto, apesar de todos os esforços diários e semanais, às vezes, é necessário partir para uma solução mais avançada. A clarificação e decantação devem ser feitas depois do controle da alcalinidade e do pH e quando a água estiver turva. Basta adicionar o produto clarificador durante a filtragem e depois aspirar o fundo da piscina.
Manutenção preventiva da piscina
Por último, mas não menos importante, o condomínio precisa se atentar às manutenções preventivas para que a piscina esteja sempre funcional.
Troca de areia dos filtros
A cada 12 meses você precisa verificar o nível e a qualidade da areia do filtro da piscina porque ela influencia na qualidade da água e também no desempenho dos produtos que são utilizados.
Vale ainda dizer que, para realizar todos esses cuidados, o condomínio precisa contar com profissionais capacitados e experientes na execução da função. É preciso conhecimento para manusear os produtos e para realizar a manutenção dos equipamentos. Então, invista em funcionários qualificados!
Como a ASTER pode ajudar?
Somos uma empresa com mais de 15 anos de experiência na prestação de serviços para condomínios residenciais, comerciais e empresas em São Paulo. Fazemos a terceirização de mão de obra de serviços como: portaria, recepção, zeladoria, vigilância, limpeza e manutenção, que inclui os cuidados com áreas comuns, jardins e piscinas. Temos toda a estrutura necessária e estamos prontos para te atender. Entre em contato agora mesmo!