SegurançaSegurança patrimonial armada e não armada, vigilância em bairros residenciais
FacilitiesMão de obra de Recepção, Copa, Serviços gerais, mensageiros
Portaria e Controle de AcessoPortaria remota, mão de obra para portaria, portaria híbrida, portaria autônoma, portaria virtual
Automação e Segurança EletrônicaDesenho e implantação de projetos de segurança eletrônica e controle de acesso como alarmes, câmeras, reconhecimento facial, automatização de portões, alertas de invasão
Conheça a Vizinhança Solidária e saiba como você pode se engajar
Blog
04/02/2023
Segurança é um dever do Estado, mas também uma responsabilidade de cada cidadão. Em São Paulo, por exemplo, a criminalidade cresceu em 2022 e atingiu o maior índice desde 2018. Por isso, iniciativas que visam aumentar a segurança das pessoas precisam ser disseminadas. E a Vizinhança Solidária é uma delas. Neste artigo, vamos explicar o funcionamento do programa e como você pode adotá-lo em seu bairro!
O que é Vizinhança Solidária?
Vizinhança Solidária é um programa da Polícia Militar do Estado de São Paulo com o objetivo de incentivar ações de prevenção primária nos locais onde as pessoas moram, trabalham ou estudam. Consiste nas ações destinadas a evitar ou reduzir a ocorrência de infrações penais por meio da identificação, avaliação, ou redução de condições propícias ao delito.
Em outras palavras, a Vizinha Solidária é a população fazendo a sua parte, sendo os olhos da polícia.
O programa é voluntário, aberto a qualquer pessoa e passível de ser implantado em qualquer comunidade com apoio da PM. A participação aproxima os vizinhos, demonstra a importância de cada um na vigilância do local, desenvolve o senso de responsabilidade social e melhora a organização urbana.
Além disso, produz resultados como o aumento da sensação de segurança e a redução real e matemática da criminalidade nos locais.Iniciativas assim são importantes para combater os índices de violência no país. Em São Paulo, por exemplo, houve aumento de homicídios dolosos e estupros em 2022. Os dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) de São Paulo, mostram que uma pessoa foi morta a cada três horas no estado. Houve aumento de 4,7% nos homicídios dolosos e 1,9% estupros comparando com o ano de 2019, último antes do início da pandemia.
Como funciona?
A PM oferta a implantação do programa e se compromete com a realização de palestras de conscientização sobre ações de prevenção primária acerca de medidas básicas de segurança pessoal e coletiva. Mas, para participar, a comunidade deve se organizar e aproximar os moradores para implementação do programa; também deve escolher seus “tutores”.
O tutor escolhido como líder comunitário na vizinhança solidária é quem será instruído pela PM, participará das reuniões do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança) e levará as medidas para a sua comunidade.
Periodicamente, agentes do programa da Vizinhança Solidária e integrantes da comunidade fazem contato, estreitando relações e permitindo que a Instituição conheça os reais problemas de segurança pública para tomar providências e soluções.
O programa é de adesão voluntária e gratuita. Para participar, você pode procurar a companhia PM mais próxima, por meio do CONSEG ou de outra associação.
ASTER pode ajudar a tornar o seu bairro mais seguro
Além de participar do programa Vizinhança Solidária, você e sua comunidade podem adotar medidas de segurança que contribuam com o bem-estar de todos. A ASTER desenvolveu serviços para atender moradores de bairros residenciais de São Paulo através de recursos como o processo de chegadas e saídas assistidas, onde vigilantes de segurança pessoal (VSPP) acompanham os moradores enquanto saem ou retornam para suas casas.
Há também a vigilância motorizada, em que os agentes acompanham as movimentações nos bairros com a intenção de inibir uma ação em curso ou evitar que ela aconteça. E por fim, oferecemos a possibilidade de instalação de câmeras em postes de rua com inteligência artificial e tecnologia para leitura de placas de veículos (LPR).
Tudo isso vai tornar o seu bairro um local muito mais seguro para viver. Então, não perca mais tempo e entre em contato agora mesmo.