FAQ
PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA PORTARIA REMOTA ASTER
PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA PORTARIA REMOTA ASTER
Prezados clientes, o sistema de portaria remota pode trazer mais segurança ao seu condomínio, mas isso depende da correção de procedimentos e de comportamentos. Abaixo, vamos explorar o tema respondendo as perguntas mais frequentes.
Fique sempre atento às pessoas próximas do portão. O ideal é somente acessar o condomínio sem que haja o risco de alguém entrar junto.
Se estiver a pé, ao perceber alguém próximo do portão, e caso não seja possível entrar rapidamente no condomínio, ande mais devagar para que tenha tempo de identificar a situação. Se suspeitar de algo, não entre: passe direto e dê tempo para a situação se resolver.
Se, ao entrar na eclusa do condomínio, alguém entrar junto, disfarce e deixe que a pessoa vá na frente para que ela precise usar algum dispositivo de acesso no portão. Uma boa ideia é atender o celular como se estivesse recebendo uma ligação naquele momento e fazer sinal para a pessoa seguir em frente. Se a pessoa não conseguir abrir o portão, há algo de errado. Recomendamos algumas atitudes:
Com o veículo, o procedimento de entrada é parecido com o de pedestre. Ao se sentir ameaçado, dê uma ou mais voltas no quarteirão até que o perigo passe. Mas, caso perceba que alguém se aproveitou da sua entrada, você pode seguir algumas dicas:
Use o procedimento do pânico. Na ASTER, implementamos o procedimento do pânico em que os moradores e funcionários conseguem gerar um alerta para a central em caso de situações de risco, ameaça ou entrada coagida. Existem, pelo menos, 4 recursos:
Ao usar uma dessas opções, o alarme é disparado na Central de Monitoramento da Portaria Remota, onde os operadores conseguem visualizar a situação pelas câmeras de segurança do condomínio, podendo identificar duas situações:
Por se tratar de um procedimento extremo e raramente utilizado, é comum que os condôminos não se lembrem da pergunta ou resposta/ palavra-chave. Se esse for seu caso, por favor, acione o SAC ASTER para recadastramento.
Caso tenha dúvidas sobre o botão, dedo ou senha de pânico, também fale com o SAC da ASTER para recadastramento.
Para mais informações sobre o procedimento de Pânico, consulte “Estou sendo coagido/seguido – o que fazer?”
Quanto menor o tempo de espera do visitante na calçada, menor é o risco de assalto.
Para um visitante de sua confiança entrar no seu condomínio de forma rápida e segura, oferecemos as seguintes opções:
Opção 1: se o seu visitante for pessoa muito próxima (um parente ou namorado(a), por exemplo) existe a opção de cadastrá-lo(a) como “visitante frequente” para que possa ter acesso rápido usando a digital, reconhecimento facial ou tag de acesso.
Opção 2: a ASTER disponibiliza o App Aster Portaria 5.0 com duas funções que podem ajudar a acelerar o acesso de um visitante autorizado.Cadastro Visitante no APP: o condômino pode cadastrar o seu visitante em Minha Unidade para agilizar o processo de liberação. Veja o passo a passo na pergunta 7 – Como realizar a previsão de visitas no app ASTER Portaria Remota 5.0?
QR Code Inteligente no APP: é possível enviar um convite via QR Code Inteligente com validação de segurança por reconhecimento facial para um acesso imediato (verifique se seu condomínio tem essa funcionalidade). Assista o vídeo tutorial em: 8 – Como gerar um acesso para visitantes de confiança com QR Code Inteligente?
Opção 3: mande um WhatsApp ouum e-mail ao SAC ASTER solicitando a previsão de visitas. Nesse caso, solicitamos até 24 horas de antecedência.
Opção 4: Use o interfone da unidade para fazer uma pré-autorização e, deste modo, o visitante terá acesso imediato. Mas, atenção: a ASTER não aceita esse tipo de solicitação de ligações feitas a partir de telefones externos, sem checagem de segurança.
Opção 5: Para visitas inesperadas, uma maneira rápida e segura de autorizar o acesso é utilizar o push de AUTORIZAÇÃO RÁPIDA DE ACESSO no aplicativo ASTER Portaria 5.0.
Mais detalhes no vídeo abaixo:
Passo a passo de como realizar uma previsão de visitas, agilizando o processo e evitando que o seu convidado fique aguardando muito na calçada:
1º – Acessar “Minha Unidade”.
2º – Clicar em “Visitantes”
3º – Realizar o cadastro prévio do seu visitante, com o dia e horário autorizado da visita.
Atenção: se você quiser autorizar seu visitante sem ser anunciado, ative o campo privilegiado ao final do cadastro.
1º – Condômino gera um link para seu visitante no App ASTER Portaria 5.0
2º – Visitante recebe no WhatsApp (ou outro meio) um link (chave virtual) para ler o código QR Code inteligente.
3º – Visitante deve clicar no link (chave virtual) e seguir as instruções cadastrais solicitadas.
4º – Condômino recebe a imagem do visitante para validação.
5º – Após este processo, quando seu visitante chegar ao condomínio, ele deverá clicar no link (chave virtual) recebido via WhatsApp, tirar uma foto do do seu rosto e apontar sua câmera frontal para o QrCode inteligente.
6º – O portão de pedestres abrirá.
Passo a passo para gerar o link para o QR CODE INTELIGENTE no app Aster Portaria Remota 5.0
Assista ao vídeo e tire todas as suas dúvidas!
O App ASTER Portaria 5.0 possui um módulo, em que o usuário consegue visualizar as câmeras disponíveis no seu condomínio em tempo real.
Pode, por exemplo, enxergar a eclusa, garagem, elevadores, áreas de lazer e câmeras externas posicionadas estrategicamente com visão da rua.
O acesso de imagens no App ASTER Portaria 5.0 é útil, por exemplo, para visualizar um visitante antes de autorizar o seu acesso, monitorar o trajeto de uma criança em uma área comum, visualizar a chegada de um UBER antes de sair do condomínio, entre outras situações.
Cada condomínio possui uma configuração de eclusa, portão de entrega e localização do “passador de entregas” ou “gavetão”. Sob a ótica da segurança, em todos os casos, a regra básica é evitar o contato direto com o entregador.
Deve ser permitido o acesso da pessoa que faz a entrega “ao passador de entregas” ou “gavetão”. Caso a entrega seja grande, e não possa passar pelo “passador” ou não caiba na gaveta, peça que o entregador deixe-a dentro da eclusa, e saia. Só aí, então,você acessa a eclusa e retira a encomenda com segurança.
Saiba como o ASTER Locker pode te ajudar
Pois evita que moradores ou zeladores tenham contato direto com entregadores.
O ASTER Locker é utilizado para recebimento e armazenamento de encomendas. Ele tem compartimentos com tamanhos diferentes para que as entregas sejam depositadas. Além disso, emite alertas de recebimento da encomenda para o morador, assim, todo o processo pode ser acompanhado.
O armário inteligente deve ser inserido na rotina de trabalho do zelador, ou seja, uma ou duas vezes ao dia as entregas de não perecíveis devem ser recolhidas e levadas nas unidades. Isso proporciona mais conveniência e segurança aos moradores.
No caso de perecíveis, como delivery de comida, o morador até pode solicitar que o entregador deixe no ASTER Locker, temporariamente, mas é imprescindível que desça o mais rápido possível para receber.
Veja o vídeo e descubra como funciona:
O intertravamento é uma configuração entre dois portões, de pedestres ou de veículos, onde apenas um deles pode funcionar de cada vez. Se algum portão não estiver totalmente fechado, o outro portão não vai abrir. O objetivo é aumentar a segurança, evitando que ambos os portões fiquem abertos ao mesmo tempo, o que facilitaria uma eventual invasão ao condomínio.
Ou seja, ao usar o seu controle remoto para abrir ou fechar portões de garagens de eclusa, você só conseguirá abrir um portão quando o outro portão estiver fechado.