Comunicação Não-Violenta contribui para vida harmoniosa em condomínios

Blog
05/11/2019

A comunicação é a base para o relacionamento interpessoal e deve ser cuidada para que cumpra seu objetivo de comunicar com excelência, mas não apenas isso.

Como é sabido, o ser humano é um ser social. Desde sempre, vivemos em sociedade: convivemos e nos relacionamos com diversos grupos, pequenos ou grandes, de amigos, familiares, colegas de trabalho, de escola, faculdade etc. Partilhamos espaços e momentos das mais variadas naturezas.

Todo este relacionamento em sociedade é apoiado pela comunicação. Contudo, ao longo dos anos, temos vivenciado o surgimento das novas tecnologias que permitem a comunicação e a gestão de bens e serviços de forma otimizada, controlada e em larga escala.

E se por um lado a inovação traz mais racionalidade, economia de recursos e gera maior conexão e momentos de contato e interação entre as pessoas, por outro – potencializado ainda pela vida corrida que levamos – ele pode aumentar a exposição a conflitos interpessoais.

Em condomínios, onde de forma mais concentrada e compartilhada convivem de maneira próxima e intensa moradores de idades, configurações familiares, estilos de vida, hábitos e credos variados, divergências, ruídos, desentendimentos e conflitos tornam-se mais corriqueiros.

Somam-se a isso inúmeras novidades como aluguéis temporários, entregas de compras por e-commerce, prestadores de serviços diversos e outras novas rotinas, e a incidência de conflitos entre moradores tende a ser ainda maior.

É por isso que no último mês de setembro, o Secovi-SP, sensível aos crescentes desafios de seus síndicos e administradoras, promoveu um profundo debate sobre a questão em seu Ciclo de Palestras, realizado na sede da empresa, com o tema “Comunicação Não-Violenta”.

O evento teve a presença da psicóloga Wanda Sanches Peters, diretora da Alto Contato Consultoria Inteligência e Inovação em Gestão de Pessoas, que palestrou sobre o assunto e mostrou a importância da comunicação e as diversas formas de se relacionar em condomínios.

“É importante compreender os diferentes perfis de pessoas e públicos e aprender como conduzir uma comunicação com foco na solução do problema”, destacou Wanda, que ensinou a desconstruir conflitos e lidar com falas difíceis, analisando as principais anomalias de um condomínio.

Além da psicóloga, a Aster, que mais uma vez apoiou o evento, também participou do debate, representada pelo sócio e diretor da unidade de Portaria Remota da empresa, Carlos Eduardo Di Giacomo.

Em uma apresentação de boas-vindas, ele destacou: “A boa convivência e comunicação depende de boa vontade e do interesse legítimo de todos em entenderem o outro lado. Da nossa parte, como prestadores de serviços aos condomínios, além de apoiarmos atividades como esse evento, o que fazemos é treinar e orientar bem nossos colaboradores e colocar à disposição dos clientes moradores dos condomínios onde atuamos, ferramentas e canais de atendimento que facilitem a interação conosco e entre os próprios condôminos, como o nosso app mobile”.

Segundo Carlos Eduardo, a agilidade na tomada de providências para controlar e resolver situações em casos de contingência e a combinação de uma comunicação objetiva e empática diminuem o stress, trazem tranquilidade e conforto, ajudando a construir um clima mais harmônico e benéfico para todos num condomínio.

LEIA TAMBÉM

15 Dicas de Segurança ASTER para Festas e Férias

Com a chegada do fim de ano e das férias de verão, o momento é ideal para relaxar e viajar com a família. Mas, atenção! Este período também é marcado por um aumento de incidentes em residências. Para te ajudar a aproveitar, reunimos as principais dicas de segurança que destacamos ao longo de 2024. Confira […]

ler matéria completa

Golpe na Entrega: Como se Proteger de Fraudes com PIX e Cartão de Crédito

Golpistas estão sempre inovando e criando esquemas para enganar as pessoas, especialmente em momentos de distração, como datas comemorativas e ocasiões especiais. Um dos golpes mais comuns atualmente é o Golpe na Entrega, que envolve o uso de PIX e cartões de crédito. Descubra como ele funciona e como evitar ser uma vítima. O que […]

ler matéria completa

Guia prático para uso correto de discos e escovas na limpeza profissional.

Escolher os discos e escovas corretos é crucial para a limpeza profissional eficiente.

Disco Preto: Ideal para remoção pesada de sujidade em pisos resistentes como concreto e pedra.
Disco Verde: Usado para limpeza intermediária em pisos de vinil e linóleo.
Disco Vermelho: Perfeito para limpeza leve e polimento de pisos tratados com cera, mármore e granito.
Escova: Versátil para diversas superfícies, especialmente irregulares como carpetes e concreto texturizado.
Tynex: Altamente abrasiva, indicada para limpezas pesadas em superfícies duras.
A escolha adequada prolonga a vida útil das superfícies e garante uma limpeza eficiente.

Sobre a ASTER
Desde 2004, a ASTER atua em segurança, facilities e automação em São Paulo, atendendo condomínios e empresas com eficiência e proximidade. Possuímos certificações ISO 9001 e CRS, além de autorização da Polícia Federal para vigilância. Solicite um orçamento sem compromisso.

ler matéria completa