A pandemia do coronavírus obrigou a sociedade e se adaptar a uma nova realidade, batizada como o “novo normal”.
Dezenas de ações passaram a fazer parte da rotina dos cidadãos no momento de crise e que, provavelmente, não serão abandonadas quando a pandemia terminar.
A Assembleia Virtual em condomínios, por exemplo, uma prática que se tornou popular e foi legalizada para todos os condomínios – Lei 14.010/2020, é uma delas.
O que antes era restrito a alguns condomínios por meio de suas convenções, passou a valer para todos os empreendimentos, ao menos até o dia 30/10/2020. A lei pode ser prorrogada enquanto durar a pandemia no país.
Contudo, mesmo que a lei expire, não é difícil de acreditar que, a partir da experiência que vivemos em 2020, mais condomínios adotem espontaneamente as Assembleia Virtuais ou Remotas em suas convenções.
Isso porque esse modelo de reunião pode trazer uma série de benefícios para os condôminos e abre novas possibilidades. Abaixo, listamos alguns dos benefícios da Assembleia Virtual.
Benefícios da Assembleia Virtual
Antes tido como uma maneira alternativa para a realização das assembleias, por conta da pandemia, os condomínios foram obrigados a fazerem suas reuniões no ambiente virtual.
O que se pode ver nesse tempo, porém, foram muitos benefícios trazidos pelas plataformas online. Os principais deles são:
Mais objetividade
O primeiro aspecto positivo das Assembleias Virtuais foi o crescimento da objetividade. Como as reuniões acontecem online, é difícil que haja conversas paralelas que tirem a atenção do objetivo final.
Quem já participou de uma assembleia condominial presencial deve ter presenciado discussões e desvios de assunto que tornaram a reunião mais longa do que deveria ser.
Assuntos que poderiam ser resolvidos em questão de minutos levam horas e isso gera a ausência de condôminos em reuniões futuras.
Mas, com as Assembleias Virtuais, esse problema é praticamente solucionado uma vez que as decisões são objetivas, tomadas por meio de enquetes online. Assim, as discussões são amenizadas e a reunião é mais fluída.
Maior participação
Ligado ao ponto anterior, o aumento da objetividade também faz com que mais moradores queiram participar das assembleias. Isso torna o processo de tomada de decisão mais democrático e ajuda a evitar conflitos nos condomínios.
Em alguns lugares, houve aumento de até 50% do quórum nas assembleias, apenas com a adoção das reuniões online.
Outro aspecto que impacta diretamente no aumento da participação nas assembleias virtuais é a comodidade. Nesse modelo, os moradores podem participar do conforto de suas casas ou de qualquer lugar, podendo até mesmo estar realizando outras atividades paralelamente.
Mais eficiência e menos desperdício de tempo e dinheiro
Com a Assembleia Virtual, o condomínio elimina gastos com a locação de cadeiras e outros materiais necessários para a reunião. Como dito, é possível que os moradores participem das reuniões em suas casas ou onde se sentirem mais à vontade.
Assim, os condôminos não precisam dedicar tanto tempo para irem até os encontros e gastam menos tempo para se decidir sobre os assuntos abordados.
Além disso, existem algumas plataformas online que permitem fazer gravações das reuniões e, até mesmo, o resumo das discussões realizadas. Isso tudo facilita ainda mais a vida dos síndicos.
Assembleia Virtual é o futuro dos condomínios?
Talvez ainda seja cedo para afirmar que daqui para frente os condomínios adotarão as assembleias virtuais em sua maioria. Afinal de contas, ainda existem barreiras como a falta de habilidade com o uso das ferramentas digitais e a desconfiança.
O que podemos dizer é que as Assembleias Virtuais mostraram que a modernização da rotina dos condomínios traz muitos benefícios.
Agora nós queremos saber como foi a experiência no seu condomínio com a Assembleia Virtual. Deixe nos comentários e nos conte!