Reutilização da água
Outra dica legal para os condomínios é a reutilização da água. Ela é feita a partir da implementação de um sistema de captação, sobretudo, da água da chuva. Para isso, são utilizados equipamentos para captar e armazenar.
Para aderir à prática, seu condomínio precisa de uma bacia coletora para telhado que vai captar água da chuva, calhas e coletoras que filtram e seguram resíduos.
Além disso, são necessários filtros de areia para partículas, filtro desferrizador que retira o ferro e o manganês e unidade de desinfecção que elimina as bactérias.
Todos estes equipamentos serão ligados à cisterna, sistema de pressurização, caixa de alimentação e às tubulações.
Estes recursos são utilizados para que a água coletada fique em estado de reutilização. No entanto, a qualidade da água captada pelo sistema é inferior a água potável e por isso, não é própria para consumo.
Ainda assim, ela ajuda na economia e a reduzir o consumo de água em várias outras ocasiões, como para:
- Geração de energia
- Refrigeração de equipamentos
- Lavagem de carros
- Irrigação
- Combate de incêndio
- Limpeza de ruas e praças
- Assentamento de poeira em obras de execução de aterros e terraplanagem
- Preparação e cura de concreto em canteiros de obra
- Para estabelecer umidade ótima em compactação e solos
- Desobstrução de rede de esgotos e águas pluviais
Ferramentas inteligentes
Outra boa dica que ajuda na diminuição dos gastos e do consumo de água no condomínio é a implementação de sistemas inteligentes, como torneiras preparadas com mecanismos para evitar o desperdício.
O custo de aquisição deste tipo de recurso pode ter um valor elevado, mas a longo prazo é uma solução eficiente. Debater sua implementação em uma assembleia é pertinente, primeiro para instalação nas áreas comuns, para depois incentivar os moradores a aderir ao equipamento também em seus apartamentos.
Além das torneiras, um dos grandes vilões do consumo de água é a descarga dos vasos sanitários. Segundo a ONU, são necessários 110 litros de água por dia para atender a todas as necessidades de uma pessoa. No entanto, no Brasil, o consumo pode ultrapassar os 200 litros diários.
Cada acionamento de uma descarga de parede gasta em média 15 litros de água. Com o vaso acoplado, o consumo cai para 6 litros.
Porém, para ajudar a diminuir ainda mais este gasto, uma empresa brasileira criou uma solução sustentável mais eficiente: o Piipee.
O produto usa uma solução química biodegradável que elimina o mau cheiro e higieniza o vaso sem precisar gastar uma gota sequer de água. Este mecanismo promete diminuir o consumo de água em até 80%.
O suporte plástico do dispositivo, feito com produtos recicláveis, é instalado na borda do vaso sanitário, e substitui a descarga convencional apenas para urina. Além de ajudar o meio ambiente, o produto ainda é antialérgico e bactericida.
Reduzir os custos no condomínio é uma tarefa que exige atenção. A Aster, que atua em condomínios residenciais e comerciais há mais de 15 anos tem dicas que podem te ajudar nessa missão.
Para isso baixe nosso e-book da Redução de Custos no Condomínio e comece a aplicar essa mudança agora mesmo.