A manutenção predial deve estar prevista no planejamento dos condomínios instituído pelos administradores. Este tipo de ação preventiva está fixada pela norma NBR 5674/1999.
Ela se dá a partir da inspeção técnica que analisa os parâmetros responsáveis por assegurar resultados satisfatórios no funcionamento das edificações.
Deve ser feito por profissionais capacitados e habilitados que sejam experientes no controle de qualidade dos serviços e possam fazer a análise.
Vale ressaltar que todas as ações devem constar no cronograma instaurado pela administração do condomínio.
Este cronograma é feito com base no Manual de Operação, Uso e Manutenção das Edificações, instituído pela NBR 14037/1998 que é entregue pela construtora.
Tendo em vista os custos para essa operação, certifique-se de estar em posse de todos os documentos necessários para o gerenciamento das contas do condomínio.
O Orçamento Base Zero (OBZ) pode te ajudar neste momento. Ele é uma boa estratégia para redução de custos, utilizado em grandes empresas e que pode ser aproveitado na realidade condominial.
A metodologia parte do princípio de que as organizações, ao elaborar seu orçamento de forma convencional, consideram que todos os gastos do último exercício serão repetidos da mesma forma novamente, o que não é obrigatoriamente uma verdade.
Isto acaba gerando um orçamento inchado e desalinhado com a estratégia, pois os números não são analisados de forma detalhada e cuidadosa.
Para combater este problema, no OBZ são analisadas premissas relacionadas com a função de despesas ou investimento, levando em consideração os planos e reais necessidades do condomínio, sem a utilização de bases históricas ou índices de reajuste, como é feito no modelo tradicional. Só a partir daí são estabelecidas as bases orçamentárias.
Para instituir este novo orçamento, tenha em mente os valores cotados referentes às práticas de manutenção.
Para isso, pesquise no mercado empresas e prestadores de serviços que atendam às necessidades do condomínio e que ofereçam a solução que você procura.
Depois disso, compare as prestadoras e elabore o planejamento de manutenção com base na perícia destas empresas.