O número de carros circulando na cidade só aumenta, consequentemente a garagem é um problema nas reuniões de condomínio. Mantê-la organizada é um dos maiores desafios para os síndicos, mas também é fundamental para evitar atritos entre os condôminos.
O regulamento interno do condomínio deve ser respeitado. Nele deve conter os direitos e regras sobre a garagem, desde o sorteio de vagas até seguros, acidentes e responsabilidades.
Por ser uma área limitada, a utilização deste espaço deve ser direcionada exclusivamente para os condôminos. A utilização da garagem por terceiros gera riscos à segurança, além de discussões entre moradores, funcionários e síndico.
A quantidade de vagas e o espaço delas também geram bastante discussão, seja pelo tamanho ou por ser coberta. Por isso, é preciso estar atento a demanda de bicicletas e motos, e identificar a necessidade de um espaço separado para esses veículos. Neste caso, deve ser feito um rateio entre os interessados.
Além disso, outra questão que pode surgir é utilização da garagem como depósito. Dentro do regulamento, isso deve ser previsto com a possibilidade de multa, pois além de prejudicar a segurança, desvaloriza o condomínio como um todo.
As sinalizações e demarcações são responsabilidades do condomínio e devem ser claras, informando o número da vaga, velocidade permitida, lugares para estacionar. Com um regulamento completo e bem estruturado, é possível evitar problemas e organizar a garagem da melhor forma possível.
A ASTER é uma empresa especializada em terceirização e gestão de equipe de segurança, portaria e limpeza atuando no mercado há mais de 10 anos. Buscando auxiliar nossos clientes a cumprirem todas as exigências legais, possui certificações CRS e ISO 9001. Conheça também nosso Guia Completo do Síndico de Sucesso.