O óleo de cozinha pode ser um dos maiores vilões em condomínios. Isso porque o descarte incorreto é extremamente prejudicial tanto ao meio ambiente quanto para as despesas. Apenas um litro de óleo contamina um milhão de litros de água, se isso lançado no meio ambiente já causa diversos transtornos, dentro das tubulações a situação fica bem pior. Por isso, descartar o óleo corretamente é uma missão importantíssima.
Apesar do cenário, o descarte correto é mais simples do que parece e a implementação em condomínios é fácil. Para descartar o óleo de cozinha, basta esperar esfriar e armazená-lo em uma garrafa pet. O condomínio fica responsável por reservar uma área para guardar esse óleo e selecionar uma empresa que retire esse material.
Além disso, o descarte correto evita entupimentos, desgastes e prejuízos nas tubulações. Ele ainda faz com que um material sem finalidade vire tintas, verniz, ração para animais ou até biodiesel.
Além de conscientizar a comunidade, é válido montar no condomínio uma comissão de sustentabilidade que possa alinhar projetos como coleta seletiva, descarte de óleo, uso da água, economia de energia, entre outros.
Assim, a comissão ajuda criar o senso de comunidade e engajar mais as pessoas sobre os impactos positivos que gera no meio ambiente.
A Aster é uma empresa de terceirização que te ajuda na contratação, treinamento e capacitação de serviços para seu condomínio.
+ Leia também sobre coleta seletiva
+ Confira nosso guia sobre terceirização de equipe