SegurançaSegurança patrimonial armada e não armada, vigilância em bairros residenciais
FacilitiesMão de obra de Recepção, Copa, Serviços gerais, mensageiros
Portaria e Controle de AcessoPortaria remota, mão de obra para portaria, portaria híbrida, portaria autônoma, portaria virtual
Automação e Segurança EletrônicaDesenho e implantação de projetos de segurança eletrônica e controle de acesso como alarmes, câmeras, reconhecimento facial, automatização de portões, alertas de invasão
O reconhecimento facial é uma tecnologia que vem sendo aprimorada e aparece, cada vez mais, em dispositivos de segurança. E, se antigamente ele era um recurso distante da realidade, agora, todas as empresas e condomínios podem contar com a inovação. Mas, afinal, quais são as vantagens de ter um sistema de acesso com reconhecimento facial em condomínios?
É exatamente isso que vamos explicar contar nesse post.
Como funciona o reconhecimento facial?
Primeiramente, você precisa saber que o reconhecimento facial é um tipo de biometria que faz a leitura dos traços do rosto. Ele usa alguns parâmetros para cruzar imagens de faces armazenadas em banco de dados e rostos capturados por câmeras em situações cotidianas, comparando detalhes específicos, como:
Distância entre os olhos
Comprimento do nariz
Tamanho do queixo
Desenho da mandíbula
Veja alguns exemplos do seu uso:
Controle de acesso
Hoje, já existe sistema de acesso com reconhecimento facial para condomínios que faz o controle de entrada e saída de moradores, visitantes e funcionários. O recurso diz se uma pessoa está autorizada, ou não, a entrar no condomínio.
Na ASTER, usamos o reconhecimento facial no controle de acesso em alguns planos de Portaria Remota. Na prática, moradores abrem portões com rostos pré-cadastrados, ou seja, o comando de abertura, que antes era feito com biometria de dedo, tag ou senha, hoje acontece com o reconhecimento facial.
Alerta de invasão na eclusa
O reconhecimento facial também permite configurar sistemas que detectam a presença de invasores. Por exemplo, é possível utilizar reconhecimento facial para identificar rostos e corpos não cadastrados. Essa solução conta ainda com uma funcionalidade de contagem de corpos, caso o invasor esconda seu rosto dentro da eclusa.
A ASTER prototipou um sistema de invasão na eclusa que detecta a presença de um rosto estranho e, quando isso acontece, o segundo portão que dá acesso ao condomínio não é aberto.
Além disso, ele permite um alerta e a central de portaria remota ou o porteiro na guarita segue os procedimentos padrão para lidar com a situação, solicitando que a pessoa com rosto não cadastrado saia da eclusa para realizar cadastramento no portão externo, seguindo procedimento de triagem do condomínio.
Câmeras
Para implementar a tecnologia de reconhecimento facial, os condomínios podem optar por dispositivos que nativamente já são capazes de reconhecer faces pré-cadastradas. Mas, se preferirem, também podem utilizar câmeras e integrar esses equipamentos com softwares de reconhecimento facial terceiros.
Nós implementamos os dois tipos de soluções que, na maioria dos casos, demandam pequenas adequações e instalações de equipamentos.
Quais são as vantagens de usar o reconhecimento facial?
Além de ser rápido, seguro e preciso, o sistema de reconhecimento facial otimiza o processo de identificação, evitando falhas humanas. Portanto, ele atua para inibir tentativas de fraudes e invasões que coloquem em risco o bem-estar coletivo.
Então, suas principais vantagens são:
Comodidade: os condôminos não precisam carregar chaves e outros dispositivos para liberação da entrada;
Segurança: acesso apenas de pessoas autorizadas aos ambientes o que garante mais segurança;
Higiene: evita o contato físico dos usuários com um dispositivo de liberação, diminuindo a chance de uma contaminação;
Praticidade: o processo de liberação é muito prático e veloz, sem a necessidade de esperar na portaria, tornando a experiência de uso mais satisfatória;
Facilidade de instalação: os recursos podem ser instalados facilmente nos dispositivos disponíveis (câmeras, portaria etc.);
Autonomia: o processo automatizado dá a liberdade que os moradores querem ter ao chegar e sair de suas casas.
Como a ASTER pode ajudar?
Aqui, na ASTER, usamos o reconhecimento facial em alguns de nossos serviços. Na Portaria Remota, por exemplo, é usado para abertura de portões e também no alerta de invasão na eclusa.
Já na portaria presencial, indicamos o alerta de invasão na eclusa para condomínios com grande fluxo de pessoas, embora seu uso possa ser útil também em condomínios médios e pequenos.
Mas, de qualquer maneira, a verdade é que a tecnologia do reconhecimento facial é uma ótima alternativa para quem busca aumentar a segurança, seja em um ambiente corporativo ou residencial. Então, fale conosco agora mesmo e tenha a melhor tecnologia!