SegurançaSegurança patrimonial armada e não armada, vigilância em bairros residenciais
FacilitiesMão de obra de Recepção, Copa, Serviços gerais, mensageiros
Portaria e Controle de AcessoPortaria remota, mão de obra para portaria, portaria híbrida, portaria autônoma, portaria virtual
Automação e Segurança EletrônicaDesenho e implantação de projetos de segurança eletrônica e controle de acesso como alarmes, câmeras, reconhecimento facial, automatização de portões, alertas de invasão
Os recepcionistas são os primeiros a terem contato com os clientes, por isso é muito importante que eles sejam eficientes e passem uma boa impressão. Então você precisa caprichar na hora de escolher. Nós listamos sete dicas para você contratar um recepcionista. Então veja!
1 – Defina o perfil antes de contratar um recepcionista
A pessoa contratada precisa combinar com a sua empresa porque ela causa a primeira impressão nos clientes. É importante que você defina o perfil, pois cada segmento tem um público e o recepcionista precisa saber se comportar com ele. Algumas características que você tem que definir são:
Idade
Estilo de linguagem
Aparência
Além disso, ele tem que respeitar certos requisitos, como ter uma boa comunicação oral e escrita, ser discreto, organizado e educado.
2 – Especifique as tarefas que realizará
Depois de definir o perfil da pessoa que você está buscando, deixe claro quais serão as atividades realizadas por ela. Assim, poderá analisar os candidatos com um olhar mais crítico e escolher a que mais se encaixa no perfil buscado. Entre as atividades que podem ser realizados por recepcionistas estão:
Atendimento telefônico
Envio de e-mails
Impressão de documentos
3 – Dê preferência para candidatos com experiência
Ainda que nem todas as empresas demandem profissionais com experiência, esta é uma característica que pode minimizar erros na contratação. Para uma melhor avaliação, você vai precisar analisar os currículos e, até, conversar na entrevista sobre as últimas experiências da pessoa. Nessa conversa, explore as rotinas, ferramentas que ela sabe usar e motivos que a levaram a sair dos empregos anteriores.
4 – Realize testes na entrevista para contratar um recepcionista
Também é importante que na entrevista aconteçam dinâmicas para testar os conhecimentos do candidato. Uma redação, por exemplo, pode ajudar a analisar as habilidades de comunicação escrita, algo fundamental para profissionais que irão enviar e-mails e mensagens.
E por falar em enviar e-mails, aplique exercícios de informática para ter a certeza de que o contratado sabe como fazer esse tipo de envio e tem controle das ferramentas de trabalho.
5 – Verifique os antecedentes
Mesmo que o candidato pareça perfeito, busque referência nos antigos empregos. Tente saber sobre o seu comportamento, os motivos que levaram à saída na visão do antigo empregador e verifique os antecedentes. Você tem que ter alguém de confiança dentro da sua empresa.
6 – Faça a terceirização para contratar um recepcionista
A contratação pode gerar alguns custos, mas se você não quiser participar de todo o processo, a terceirização pode ser uma boa opção. Com ela, outra empresa assume as responsabilidades pela seleção, treinamento e pagamento. Além disso, você tem mais eficiência no atendimento e garantia de qualidade.
7 – Veja como a ASTER pode te ajudar
Nós temos 16 anos de história prestando serviços terceirizados de facilities para empresas e condomínios, dentre eles a recepção. Nosso time tem mais de mil pessoas que são treinadas para atender empresas de todos os portes e segmentos. Se você quer ajuda, entre em contato e peça um orçamento. Estamos aqui para te atender.