Green Building como tendência
As construções sustentáveis passaram a ganhar força a partir da exigência de projetar espaços que reduzem os impactos no ecossistema, contribuindo para manter uma boa qualidade de vida dos usuários do prédio e habitantes ao redor.
Outra vantagem que justifica o crescimento desses tipos de construções é a valorização do imóvel. O mercado tende a dar mais valor para essas obras, sendo um processo que ocorre naturalmente, pois sua obsolescência é menor e a boa imagem atrai uma maior rapidez na ocupação.
As empresas que levantam um projeto sustentável também têm seus custos de construção, operação e manutenção reduzidos, visto que práticas como reaproveitamento de água são adotados.
O que caracteriza um Green Building?
Essas construções podem ser identificadas por meio do LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que é deliberado pelo GBCI (Green Building Council Institute). É um selo que certifica as edificações que atendem as suas exigências acerca de aspectos ambientais e energéticos. Esse sistema internacional está presente em 143 países e seu foco é justamente estimular esses projetos a seguirem as normas sustentáveis.
O LEED classifica um prédio a partir de um sistema de pontuação que varia de 0 a 110 pontos. Um green building deve ter, ao menos, 40 pontos para obter a certificação. Para quem está dentro do padrão existem as qualificações do selo, que são prata (50-59 pts.), ouro (60-79 pts.) e platina (80-110 pts.).
Qualquer imóvel pode obter o selo LEED?
Foram criadas variações da certificação para cada tipo de prédio e suas operações respectivas. Por exemplo, existe o LEED New Construction (NC), que é destinado para novos projetos, sejam tanto os vindos do zero quanto às reestruturações completas de construções já existentes; bem como o LEED Existing Building (EB) que como a tradução já deixa a entender, é voltado para o incentivo de novos processos de manutenção e operações de um prédio já ativo.
Existem ainda outras 6 variáveis. O LEED for Commercial Interiors (CI), para ambientes internos de escritórios comerciais; LEED Core & Shell (CS), para interiores de edifícios comerciais; LEED Retail, para lojas de varejo – novas, antigas e localizadas dentro de prédios; LEED for Schools, focado em escolas, creches e universidades; LEED for Neighborhood Development (ND), destinado para a urbanização sustentável de bairros; e, por último, o LEED for Healthcare, feito para hospitais.
Quais são as vantagens de obter o selo LEED?
Socialmente, construções sustentáveis ajudam no aprimoramento da segurança e bem-estar dos trabalhadores e visitantes. Atua também na conscientização sustentável e política de profissionais e da comunidade afetada pelo projeto, gerando um legado de maiores cuidados com os recursos naturais a nível individual. A certificação ainda contribui com o aumento na satisfação daqueles que trabalham e são atendidos pelos serviços executados em cada segmento dessas edificações.
Economicamente, o selo ainda se mostra vantajoso, visto que os custos de operação baixam junto com as chances de sofrerem alguma multa a nível regulatório. Seus benefícios são alinhados com a questão ambiental, já que o consumo energético é menor, com um maior reaproveitamento de resíduos e uso de materiais que diminuem a pegada ecológica.
O que é avaliado no processo?
Existem 7 pré-requisitos para a obtenção do selo. É recomendável que se faça um diagnóstico interno sobre o projeto para posteriormente atestar a sua viabilidade. Você pode realizar a contratação de algum Profissional Acreditado do LEED para prestar consultoria nessa fase. A lista com os nomes e contatos se encontra aqui.
Nessa avaliação inicial, deve-se levar em conta os seguintes fatores:
- Espaço Sustentável: que aborda o uso de ações que reduzem os impactos ambientais;
- Eficiência do uso da água: questões sobre o aproveitamento consciente da água;
- Inovação e Processos: implementação de medidas sustentáveis que não estão incluídas nos manuais e categorias do LEED;
- Materiais e Recursos: promoção da utilização e reutilização de materiais pouco degradantes à natureza e diminuição da geração de resíduos;
- Energia e Atmosfera: incentivo à eficiência energética nas construções;
- Qualidade ambiental interna: aspectos técnicos relacionados à qualidade ambiental interna do ar, focados em locais com grande circulação de pessoas;
- Créditos de Prioridade Regional: são créditos adaptados para a situação de cada país, de acordo com suas características e necessidades.
Quais são as etapas da certificação?
São 5 estágios até conseguir o selo. Para iniciar o processo, é preciso escolher qual variável da certificação se adapta mais ao seu projeto. Após isso, deve ser feito o cadastro no sistema online do LEED. Nessa plataforma os dados da construção devem ser preenchidos e enviados junto com toda a documentação exigida e digitalizada.
A partir daí é obtido o registro e seu pedido segue para a fase de análise, que dificilmente durará menos de um ano até a liberação, ou não, do certificado.
Dados que comprovam o crescimento de construções sustentáveis
A procura pelo selo para atestar um Green Building cresceu tanto que, em 2015, o número de registros oficializados chegou a 1028. Em 2011, por exemplo, eram apenas 404. Mais da metade deles, pouco mais de 54%, está no estado de São Paulo.
A quantidade de prédios com a certificação, em 2015, é de 299. Os dados completos você pode conferir na página da GBCBrasil.
Se adequar aos preceitos da sustentabilidade é mais do que fazer parte de uma simples tendência. O que se deve ter em mente é projetar e operar um novo espaço sem reduzir ou prejudicar o bem-estar alheio.
Os números mostraram que a adesão ao LEED ainda é pequena, porém crescente. Sinal de que muitas empresas e construtoras enxergaram a importância de se diferenciar no mercado por pensar no verde e, com isso, estão procurando se adaptar a essa linha.
Para potencializar as ações em benefício do meio ambiente, listamos 5 práticas sustentáveis que você pode aderir em seu condomínio. Também preparamos um guia completo da sustentabilidade nos condomínios. Baixe agora gratuitamente e comece a ajudar o meio ambiente.