Em qualquer condomínio, os elevadores são uma das “portas de entradas” do prédio; e mantê-los sempre limpos é fundamental para que se passe uma boa impressão do local. Entretanto isso nem sempre é fácil, tendo em vista a grande circulação e a dificuldade de interditar os equipamentos para a realização dos serviços. Para isso, se faz necessário um processo bem estruturado e funcionários muito bem treinados, de forma a realizar o serviço da forma mais eficiente e eficaz.
O objetivo desse artigo é descrever um passo-a-passo para a realização da limpeza de elevadores, visando auxiliar os gestores de condomínio nessa tarefa tão importante para a imagem dos prédios.
Passo 1: definição do horário e frequência da limpeza
Escolha o horário de menor circulação do elevador para a realização da tarefa de limpeza, se possível à noite. Caso seja viável, existindo mais de um elevador, interdite o equipamento para que o funcionário de limpeza possa executar os serviços. A limpeza dos elevadores deve ser feita, sempre que possível, diariamente. Em alguns casos, dependendo do volume e características de circulação das pessoas, se faz necessária mais de uma limpeza por dia. Em alguns locais, os elevadores de serviço precisam de atenção diferenciada no processo de limpeza.
Passo 2: definição e especialização do funcionário
Escale um funcionário dentro da brigada de limpeza para que fique responsável pela limpeza dos elevadores. Isso irá criar uma maior especialização do funcionário, melhorando a qualidade dos serviços. Ele deverá ser bem treinado e estar ciente de todas as etapas de limpeza. Treine um substituto para o caso de eventual ausência desse funcionário.
Passo 3: limpeza e manutenção de espelhos
Iniciar a limpeza do espelho com espanador ou pano seco e limpo, para retirar a poeira depositada em sua superfície. Aplicar no pano a solução de detergente neutro com um borrifador. Sempre aplique o produto no pano; nunca no espelho. Pois borrifar líquidos diretamente no espelho poderá prejudicar sua superfície. Assim, limpe primeiro com pano umedecido em solução de detergente e depois passe outro pano macio e seco, para retirar possíveis manchas provocadas pelo líquido. Tenha sempre o cuidado de secar as bordas do espelho.
ATENÇÃO: Jamais utilize produtos abrasivos (lixa, palha de aço, esponjas ásperas, fibras) na superfície do espelho.
Passo 4: botões e indicadores
Como existem diversos tipos de botões, o mais correto é procurar o responsável pela manutenção do elevador para verificar o procedimento adequado. Deve-se tomar muito cuidado na limpeza da botoeira e seus botões para evitar o risco de queimar algum componente. Em geral, o mais indicado é utilizar pano levemente umedecido com água e sabão neutro, mas sempre com muito cuidado nas partes elétricas.
Passo 5: luminária e acrílicos do elevador
O uso de um espanador de pó pode facilmente e resolver o problema da poeira. Mas para uma limpeza mais cuidadosa, com o intuito de retirar manchas e marcas, é recomendado passar um pano umedecido macio e limpo, ou lavar a peça com água aplicando sabão neutro.
A limpeza deve ocorrer semanalmente, utilizando-se uma escada para alcançar as partes mais altas e pano umedecido em solução de detergente diluído em água. Aplicar suavemente na peça sempre na mesma direção, até sua limpeza total.
É importante ressaltar que o pano deve estar limpo, desprovido de partículas de poeira, pois os resquícios de poeira de um pano já utilizado, podem arranhar o objeto. Caso a opção seja lavar as peças, deverá ser solicitada para o responsável da manutenção que faça a remoção e recolocação das peças após a limpeza.
Passo 6: paredes do elevador
1º Com auxÍlio de um borrifador, aplicar nas paredes do elevador a solução de detergente neutro.
2º Com uma fibra branca, fazer uma limpeza leve, espalhando a solução e removendo marcas de mãos, resto de alimentos e outras sujidades.
3º Com um pano umedecido em água limpa, remover toda a solução de detergente neutro.
4º Com um pano seco e limpo, secar as paredes do elevador, retirando as possíveis manchas d’água.
Passo 7: limpeza dos pisos dos elevadores
Em um balde, colocar a solução de detergente neutro, umedecer o pano de limpeza na solução para a limpeza do piso e com o auxílio de um rodo, aplicar a solução no piso removendo a sujidade. Utilizar um pano seco para finalizar a limpeza, deixando o piso seco e sem manchas.
OBS.: Quando for limpar o elevador, se possível procure travá-lo para que não seja solicitado durante a limpeza. Procure não colocar o balde de solução dentro do elevador, pois acidentalmente poderá derramar a solução prejudicando o funcionamento do elevador. Jamais trave o elevador sem a devida autorização do responsável (zelador, encarregado ou gerente predial).
Lembrete: É obrigatório sinalizar o local com o uso da placa de piso molhado, para evitar acidentes.
Passo 8: invista em tapetes para limpeza dos pés
Se possível, invista em tapetes para limpeza dos pés nas entradas dos elevadores. Isso poderá ajudar bastante na manutenção da limpeza e economizará tempo dos funcionários.