SegurançaSegurança patrimonial armada e não armada, vigilância em bairros residenciais
FacilitiesMão de obra de Recepção, Copa, Serviços gerais, mensageiros
Portaria e Controle de AcessoPortaria remota, mão de obra para portaria, portaria híbrida, portaria autônoma, portaria virtual
Automação e Segurança EletrônicaDesenho e implantação de projetos de segurança eletrônica e controle de acesso como alarmes, câmeras, reconhecimento facial, automatização de portões, alertas de invasão
Qual é a frequência ideal para fazer a limpeza do condomínio?
Facilities
17/06/2022
A rotina de limpeza do condomínio é essencial para manter a manutenção das áreas comuns sempre em dia. Como resultado, é possível garantir a saúde, o bem-estar e a satisfação de todos os moradores. Além disso, ambientes limpos e agradáveis tornam-se mais convidativos, o que ajuda a valorizar os imóveis.
A periodicidade pode variar conforme as necessidades do condomínio, mas, no geral, podemos seguir com um cronograma baseado em:
Limpeza diária do condomínio
Primeiramente, devem fazer parte da limpeza diária do condomínio, os locais de maior movimento, seja de visitantes ou de moradores. Como, por exemplo:
Hall de entrada;
Elevadores;
Banheiros;
Sauna e vestiários;
Academia;
Playground;
Quadras;
Brinquedoteca;
Portas e maçanetas;
Corredores de serviços;
Vidros das áreas comuns;
Paredes;
Garagem – varrição;
Equipamentos da portaria (telefones, interfones e monitores).
Dessa forma, os lugares mais visitados sempre estarão limpos, o que gera uma sensação de bem-estar e beneficia a imagem do condomínio.
Limpeza semanal do condomínio
Por outro lado, na limpeza semanal, podemos considerar ambientes, objetos de decoração e equipamentos que são importantes para a boa convivência e o conforto dos moradores. Dessa forma, podemos pensar em:
Móveis e quadros decorativos;
Bebedouros;
Área da Piscina – (A limpeza interna da piscina demanda os cuidados especiais de um profissional especializado);
Escadas;
Salão de festas – e também após a utilização;
Churrasqueiras – e também após a utilização.
Mas, atenção: itens como ar-condicionado, exaustores e ventiladores também precisam de limpeza, mas demandam manutenção à parte, feito por um técnico.
Limpeza quinzenal
Na rotina de limpeza quinzenal é recomendável que se faça a lavagem dos pisos externos e paredes, bem como encerar os pisos internos das áreas comuns. Por isso, a limpeza será feita com produtos específicos, usando, inclusive, a máquina enceradeira em locais como:
Hall de serviço e social;
Áreas comuns.
Limpeza mensal
Por último, mas tão importante quanto, o cronograma de limpeza deve prever a limpeza mensal de:
Garagem – limpeza profunda que depende das características do piso para determinar os produtos e os processos adequados;
Janelas externas;
Grades e portões.
A atenção aos detalhes é muito importante e, por isso, o cronograma de limpeza é fundamental.
Como garantir a limpeza do condomínio?
Você precisará de um cronograma de limpeza e de uma equipe com profissionais capacitados para garantir que seu condomínio siga essas boas práticas. A montagem do cronograma está facilitada com as dicas deste post, então o desafio será implementar na rotina do condomínio.
Na ASTER, usamos a tecnologia para isso. Ao chegar no posto de trabalho, nossos funcionários usam o celular para ler um QR Code que está instalado nos ambientes. A partir daí, eles têm acesso às rotinas de limpeza e, assim, sabem quais tarefas realizar naquele local e dia, o que facilita a rotina de trabalho. Mas, vale lembrar que o cronograma das atividades é definido pelo síndico, que pode alterar a lista quando quiser. Além disso, ele também pode acompanhar quando as tarefas são realizadas em tempo real.
Veja como funciona:
Precisa de ajuda para manter o seu condomínio sempre limpo? Então, entre em contato agora mesmo. Nós atuamos em condomínios residenciais, comerciais e empresas na cidade de São Paulo, oferecendo serviços limpeza e higienização de ambientes.