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Terceirização de Facilities: Vantagens de Desvantagens
Blog Facilities
04/08/2021
A terceirização de facilities é uma boa alternativa para gerar um melhor custo-benefício para condomínios residenciais e comerciais. Assim, tarefas como segurança, portaria, limpeza, recepção e outras atividades são realizadas por empresas mais capacitadas. Mas, ainda existem dúvidas sobre a terceirização. Por isso, nesse post falaremos sobre as vantagens e desvantagens dela.
Vantagens da Terceirização de Facilities
A terceirização pode trazer muitos benefícios porque permite uma gestão mais eficiente. Conheça as principais vantagens deste modelo de trabalho.
Aumento de qualidade na prestação de serviços
Ao optar pela terceirização, você pode contar com profissionais melhores. Essa é uma das principais vantagens porque as boas prestadoras de serviços têm equipes completas com gestores de qualidade e treinamentos para capacitação de profissionais, algo que a maioria das empresas não têm foco para fazer.
Cobertura
Outro ponto positivo é que quem contrata os serviços recebe apoio e cobertura total para faltas, férias e outras eventualidades. Mas, para isso, é preciso contratar uma empresa com uma estrutura de reserva técnica capaz de atender às necessidades, mantendo a qualidade.
Segurança jurídica
Antes de mais nada, temos que dizer que esse ponto só se comprova quando você contrata uma empresa que cumpre com suas obrigações legais. Dito isso, a terceirização de facilities é capaz de diminuir os processos trabalhistas porque passa a responsabilidade à empresa contratada. Mas, vale lembrar que a lei da terceirização fala sobre responsabilidade compartilhada. Portanto, se a prestadora não cumprir as obrigações, você assume o risco!
Redução de custos operacionais
A terceirização pode ajudar a diminuir os gastos com algumas operações:
Reduz as despesas com contratação;
Diminui gastos com treinamentos e capacitação.
Além disso, terceirizando serviços você tem mais profissionais à disposição, cobrindo faltas, férias e licenças, sem precisar gastar mais por isso.
Despesas mais previsíveis
Quando assina um contrato, você sabe exatamente quanto precisa pagar por mês pelo serviço, deixando por conta dos terceiros despesas imprevistas com indenizações e processos trabalhistas. Isso traz uma maior previsibilidade de despesas que auxilia a equacionar as finanças, organizar melhor os investimentos e ainda ajuda na hora de prestar contas.
Podemos ainda citar que a terceirização de facilities permite que empresas se concentrem no core business, que ela facilita a rotina dos gestores e muitos outros benefícios.
Mais tecnologia
Um fornecedor que é especialista naquilo que faz pode proporcionar ganhos de tecnologia como, por exemplo, a adoção de um procedimento de limpeza com auxílio de QR Code que permite personalizar a rotina dos profissionais. Assim, eles executam suas tarefas com maior eficiência, controle e praticidade.
Veja o vídeo abaixo e descubra como funciona a limpeza com auxílio de QR Code!
Mas, você tem que saber que, se não estiver preparado para fazer a gestão de uma prestadora, enfrentará alguns riscos. Veja abaixo quais são eles:
Demissões
Quando você terceiriza os serviços, abre mão da sua equipe orgânica e isso quer dizer que você terá que demitir os funcionários que tem hoje. Além de precisar arcar com multas e o pagamento de direitos trabalhistas. Uma empresa como ASTER pode orientá-lo a obter recursos com financeiras especializadas, bem como, pode em algumas situações prover esses recursos ao futuro cliente.
Risco de distanciamento desses funcionários terceirizados
Isso é algo que pode ser visto tanto como uma vantagem quanto como uma desvantagem. A vantagem é que você não precisará fazer a gestão de todas as atividades que acontecem na empresa ou condomínio. Mas, a desvantagem é que, o distanciamento pode fazer com que você perca autonomia e controle sobre os contratados. Então, a saída é tentar encontrar um equilíbrio e alinhamento com a empresa terceirizada para liderar e acompanhar, na medida do possível, a realização das tarefas.
Sentimento de exclusão
Alguns funcionários de empresas terceirizadas, sobretudo os que atuam em empresas de médio e grande porte, podem se sentir um pouco excluídos ao vir trabalhar todos os dias numa empresa, mas serem funcionários de uma outra empresa. Nessas circunstâncias os gestores de facilities e RH dessas empresas precisam ficar atentos para na medida do possível adotar uma postura inclusiva, sobretudo em situações como por exemplo um evento de final de ano e distribuição de uma cesta de natal.
Dificuldade em encontrar um bom parceiro
Todas as vantagens que citamos neste post só se comprovam quando você consegue encontrar uma boa empresa para ser a sua parceira na prestação de serviços.
Infelizmente, muitas pessoas que estão buscando uma empresa terceirizada olham primeiro para o preço, mas se esquecem de outros fatores que são ainda mais importantes. Por isso, quando você for fazer a terceirização, garanta que a empresa escolhida seja comprometida, tenha a estrutura e a experiência de que precisa.
Aqui na ASTER, temos tudo o que empresas e condomínios de todos os portes precisam. Atuamos na cidade de São Paulo há mais de 15 anos e oferecemos diversos serviços para facilitar a sua rotina. Veja 9 motivos para terceirizar serviços com a ASTER, depois entre em contato e peça um orçamento. Estamos prontos para te atender! ASTER – fazendo por você, zelando pelo coletivo.