Vantagens da Equipe interna
É claro que nem todo serviço realizado ou produto fabricado por uma empresa pode ser terceirizado e, dependendo do tipo de organização, possuir uma série de departamentos internos é uma estratégia que, embora seja mais custosa, pode apresentar uma série de benefícios.
Isso porque, em determinados negócios, o controle sobre esse tipo de atividade é fundamental, principalmente por motivos estratégicos, como o controle de informações sigilosas, um maior grau de comprometimento, entre outros benefícios. A seguir, listamos as principais vantagens e desvantagens da internalização.
Controle das atividades
Um dos principais motivos para contar com equipes internas é o maior grau de controle sobre as atividades da empresa. Além da retenção das informações internas, é possível que a organização monitore diretamente os seus funcionários, cobrando resultados e exercendo um controle maior sobre cada ação. Além disso, é possível desenhar e monitorar os processos internos de maneira mais concisa.
Comprometimento
Outro grande benefício da manutenção de equipes internas é o fato de que, se a empresa conseguir manter um clima organizacional positivo, as equipes se comprometerão mais em atingir os objetivos e as metas estipulados por ela. Dessa forma, quando trabalha o gerenciamento e a motivação da forma correta, é possível garantir que cada funcionário ‘vista a camisa’ da empresa.
Sinergia
Por fim, o último grande trunfo das equipes é o fato de que é possível promover uma integração maior das equipes. A comunicação se torna mais eficaz, uma vez que é direcionada a todos, e os departamentos podem trocar experiências e informações com maior velocidade e eficácia. Com a internalização, fica mais fácil promover a sinergia entre as equipes.
Desvantagens da Equipe Interna
Custos
Essa provavelmente é a pior desvantagem de se contar com uma estrutura interna excessiva. O custo de determinados serviços pode ser até dez vezes maior, entre uma estrutura interna e externa. Por isso, mesmo quando uma empresa resolve apostar na internalização, a terceirização de facilities, como serviços de limpeza, zeladoria, jardinagem, entre outros, é indispensável.
Rigidez
Empresas com grandes estruturas internas possuem mais dificuldades para se adaptar ao mercado. Isso porque, em vez de procurar a ajuda de prestadores de serviço especializados no assunto, precisam o tempo inteiro investir em treinamento, na capacitação e na especialização de atividades avulsas, o que nem sempre acontece. Além disso, desmontar uma estrutura interna, quando não mais necessária, é mais difícil do que cancelar um contrato e fechar com outra empresa.
Vantagens da Terceirização
A terceirização é uma opção cada vez mais frequente entre as empresas. Muitas organizações estão desmontando as suas estruturas internas para se tornarem mais flexíveis, apostando nas parcerias e na terceirização. Além de reduzir custos, esse tipo de estrutura possibilita, ainda, que as atividades-fim do negócio sejam melhor desempenhadas, já que o foco é totalmente direcionado. A seguir, confira as vantagens e desvantagens da terceirização.
Flexibilidade
A primeira vantagem da terceirização é o fato de que as empresas encontram uma maior facilidade para estruturar as suas necessidades e departamentos.
Por exemplo: uma empresa que contrata uma empresa de marketing mais tradicional pode sentir a necessidade de apostar em marketing digital. Para isso, bastaria fechar com a nova empresa após o término do contrato, sem a necessidade de desmontar toda uma estrutura interna para isso.
Custos
Da mesma forma, os custos são bastante reduzidos, uma vez que, quando opta por contratar uma equipe externa, não existe a obrigatoriedade, por parte da organização, de seguir as condições de salários das Convenções Coletivas específicas para o segmento de mercado em que a empresa está inserida. A diferença de orçamento necessário para levantar um departamento interno e terceirizar muitas vezes é gritante.
A contratação de terceirizados garante um melhor equilíbrio econômico da empresa, além da otimização de recursos. Por exemplo: é notável a redução do passivo trabalhista da empresa, uma vez que nos valores pagos à terceirizada já estão considerados os custos com férias, encargos, rescisões etc. Somando todos os benefícios, podemos concluir, ainda, que a previsibilidade de custos é maior e isso contribui para o desenvolvimento do planejamento estratégico da empresa!