SegurançaSegurança patrimonial armada e não armada, vigilância em bairros residenciais
FacilitiesMão de obra de Recepção, Copa, Serviços gerais, mensageiros
Portaria e Controle de AcessoPortaria remota, mão de obra para portaria, portaria híbrida, portaria autônoma, portaria virtual
Automação e Segurança EletrônicaDesenho e implantação de projetos de segurança eletrônica e controle de acesso como alarmes, câmeras, reconhecimento facial, automatização de portões, alertas de invasão
Como reduzir o tempo de espera de uma visita na Portaria Remota?
Carlos Di Giacomo
Sócio Diretor Comercial
Portaria Virtual
24/04/2023
A portaria remota é um sistema de controle de acesso à distância para condomínios residenciais e comerciais que substitui o porteiro presencial. Utilizando a tecnologia para conectar uma central de monitoramento aos portões e câmeras do condomínio, o serviço é oferecido 24h. Mas, por conta do distanciamento entre operador e visitante, uma das maiores preocupações em relação à portaria remota é justamente o tempo de espera do atendimento.
Quando a portaria remota surgiu, era comum encontrar relatos sobre o tempo excessivo que um visitante levava para conseguir entrar no condomínio, seja pela demora ao atender o interfone, o que acontece em momentos de pico, ou pela dificuldade em obter autorização de acesso com o proprietário da unidade. Além da insatisfação dos condôminos, esse fato também trazia um risco de segurança aos visitantes, uma vez que o tempo de espera na calçada aumenta a chance de um assalto.
Levando tudo isso em consideração, a ASTER investe em treinamento dos seus operadores, em comunicação com os seus clientes e em melhorias, como por exemplo a implantação do aplicativo ASTER Portaria 5.0, para otimizar a eficiência do serviço de portaria remota.
Hoje, a portaria remota da ASTER possui o tempo médio de primeiro atendimento de até 6 segundos, com 85% dos primeiros atendimentos realizados em até 15 segundos. Para atingir esses números, algumas práticas foram adotadas.
Soluções ASTER para diminuir o tempo de espera da portaria remota
Os moradores de condomínios com portaria remota têm autonomia para entrar da maneira mais ágil possível. Para isso, basta que utilizem os dispositivos de controle de acesso disponíveis:
Reconhecimento Facial
Biometria da Digital
Tags (chaveiro de aproximação)
Teclado de senha
Mas, e os visitantes?
Para otimizar a experiência dos convidados em condomínios atendidos pelo serviço de portaria remota, a ASTER oferece aos seus clientes 4 soluções:
Previsão de visita via SAC ASTER
A empresa oferece um SAC dedicado ao serviço de portaria remota, portanto, uma das opções para agilizar a entrada de um visitante é acionar o SAC ASTER com antecedência, solicitando a previsão de visitas. Assim, ao chegar na portaria e se identificar, o visitante terá acesso agilizado.
Visitante frequente
Se o visitante for pessoa muito próxima – um parente ou namorado(a), por exemplo, recomendamos que o cadastre como “visitante frequente” para que possa ter acesso rápido, como se fosse um condômino, usando biometria ou reconhecimento facial e assim repetir o procedimento de entrada feito pelos próprios moradores. Afinal, quem “é de casa” tem que se sentir à vontade, certo?!
Com essas inovações, garantimos a agilidade e a eficiência no atendimento dos visitantes e diminuímos seu tempo de espera na calçada, trazendo mais satisfação, conforto e segurança.
Pré-autorização via Interfone da unidade
Por fim, clientes mais tradicionais podem, ainda, usar o interfone da unidade para fazer uma pré-autorização imediata do seu convidado. Nesses casos, a ligação deve ser feita diretamente do interfone da unidade para evitar golpes.