Se você já sabe como funcionam as portarias remotas e planeja adotá-las em seu condomínio ou prédio, fique atento:
Existem práticas e procedimentos essenciais para a implementação da ferramenta.
Unimos os 15 anos de atuação da ASTER em segurança e implementação de ferramentas de monitoramento junto com a ajuda de especialistas da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE) para fundamentar estes passos.
A seguir, visando orientar melhor os condomínios listamos os itens que consideramos necessários para viabilizar a instalação da portaria remota nos condomínios:
HARDWARE LOCAL
- Portões em configuração de clausura para acesso físico controlado;
- Dispositivos eletrônicos de leitura de dados de acesso;
- Sistema eletrônico de gerenciamento dos dispositivos de leitura;
- Fechaduras eletromagnéticas para liberação e bloqueio de portões;
- Sistema Anti-esmagamento nos portões;
- Detectores de abertura nos portões para controle e segurança;
- Câmeras de videomonitoramento com o objetivo de imagem em identificação e reconhecimento de cena;
- Sistema de interfonia IP (VOIP) para comunicação remota;
- Sistema de destravamento dos portões para operação manual em situações de evacuação de emergência no condomínio;
- Botões de emergência/pânico nos elevadores;
- Gerador próprio para contingências no caso de falta de energia;
- Proteção perimetral bem estruturada de preferência com sistema de detecção ligado a uma central de alarme.
SISTEMA DE COMUNICAÇÃO POR REDE IP
- Roteadores;
- Links de telecomunicações confiáveis (dê preferência a links dedicados).
CENTRAL DE ATENDIMENTO REMOTO
- Software específico e dedicado ao atendimento, operação e gestão do sistema de portaria remota e controle de acesso;
- Servidores locais e/ou serviços de armazenamento de dados e imagens com garantias de níveis de segurança da informação;
- Nobreaks dimensionados para suportar a carga de consumo do sistema de forma segura até o acionamento do gerador de energia permanente;
- Gerador de energia permanente;
- Sala de operações exclusiva para as atividades de atendimento de Portaria Remota;
- Para o projeto da sala de operações é recomendável a observância das normas NR-7, NBR-10152, NBR-5413, NBR 15786 e NBR 13967;
- Equipe treinada e exclusiva ao atendimento de portaria remota, com definição de número máximo de atendimentos por hora.
SISTEMA DE PÂNICO
O Sistema de portaria remota deve prever sistema de pânico, em que o morador ao se sentir ameaçado nas diversas situações, tenha condições de informar rapidamente a central de atendimento remoto sobre o problema.
ARQUITETURA NECESSÁRIA
- É indicado que a configuração de instalação dos portões seja em formato de clausura com destravamento automático no acesso de pedestres e acesso de veículos;
- Caso o condomínio não disponha do recurso anterior, deve-se instalar um dispositivo de comunicação por voz no elevador do condomínio para contatos de emergência com a central de portaria remota;
- Dentro do elevador deve ser instalada uma câmera com a visualização monitorada na central de atendimento da portaria remota e acionada somente quando o dispositivo de comunicação por voz for usado;
- Os áudios, vídeos e dados de acesso da operação relacionados a portaria remota, devem ser armazenados por um período mínimo de 7 dias;
- Recomenda-se que o projeto da Portaria Remota não seja o único artefato de segurança física do condomínio. É importante que outros itens como proteção perimetral e sistemas de videomonitoramento façam parte do projeto global de segurança do condomínio;
- Na arquitetura do sistema deverá constar um sistema de redundância de energia que mantenha todo o sistema local da portaria remota em plena condição operacional com a central de atendimento;
- Para garantir a operação em situações de falhas técnicas de comunicação é indicado a instalação de, no mínimo, uma segunda via de comunicação;
- Deverão ser considerados os requisitos pertinentes da norma de incêndio (NBR 17240) no desenvolvimento da solução de portaria remota;
- Devem ser considerados os requisitos da norma ABNT-NBR9077 (Saídas de emergência em edifícios) que impactam diretamente no desenvolvimento da solução e instalação da portaria remota;
- Devem ser consideradas as regras e legislações municipais, estaduais e federais que regulam sobre o assunto “Saídas de emergência em edifício”.
PROCESSOS
- Em situação de falhas técnicas graves deve-se garantir o controle de acesso do condomínio através de um processo de contingência técnico e operacional até o restabelecimento pleno do sistema;
- Para uma adequada operação recomenda-se o firmamento de um Acordo de Nível de Serviço (SLA) com o condomínio para que as responsabilidades das partes e os limites operacionais do sistema de Portaria Remota estejam alinhadas com as expectativas do projeto;
- As rotinas de atendimento operacional devem ser padronizadas e documentadas formalizando o processo da Central de atendimento;
- A central de atendimento deve ser organizada através de um sistema de gestão.
Para a contratação de uma empresa competente para a instalação do sistema de portaria remota, pesquise e compare no mercado as mais bem avaliadas.
Sempre visite a empresa, verifique a estrutura existente de atendimento, tempo no mercado e quantos clientes são atendidos. Solicite certidões e atestados de idoneidade financeira.
A Aster é uma empresa que oferece soluções completas para atender os parceiros com um conjunto de práticas que garantem qualidade, segurança e economia aos condomínios.
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