SegurançaSegurança patrimonial armada e não armada, vigilância em bairros residenciais
FacilitiesMão de obra de Recepção, Copa, Serviços gerais, mensageiros
Portaria e Controle de AcessoPortaria remota, mão de obra para portaria, portaria híbrida, portaria autônoma, portaria virtual
Automação e Segurança EletrônicaDesenho e implantação de projetos de segurança eletrônica e controle de acesso como alarmes, câmeras, reconhecimento facial, automatização de portões, alertas de invasão
Perguntas mais frequentes sobre a segurança da Portaria Remota
Carlos Di Giacomo
Sócio Diretor Comercial
Portaria Virtual
17/10/2023
A portaria remota é um modelo de serviço que utiliza tecnologia para realizar o procedimento de entrada e saída nos condomínios. Ele é uma opção tecnológica à portaria convencional, aquela em que o porteiro está à disposição na guarita. Mas, ainda que esteja se tornando popular, a portaria remota gera dúvidas, principalmente em moradores que não estão acostumados com uso da tecnologia. As perguntas mais frequentes sobre a portaria remota são em relação à segurança deste modelo.
Portanto, neste artigo, vamos responder as dúvidas que mais recebemos sobre a segurança da portaria remota.
1. Como entrar com segurança em condomínios com portaria remota?
Moradores de condomínios com portaria remota podem entrar e sair de casa com muita praticidade e autonomia, sem nem precisar de chave. Para isso, basta que usem os seguintes dispositivos de liberação no controle de acesso:
Reconhecimento Facial
Biometria da Digital
Tags (chaveiro de aproximação)
Teclado de senha
Controle remoto veicular
Depois de cadastrado no sistema, para entrar no condomínio, basta se dirigir até o dispositivo de controle. Os condomínios atendidos pela ASTER, normalmente, contam com câmeras que realizam o reconhecimento facial na entrada de pedestres e a leitura de placas de automóveis na entrada veicular. Assim, identificamos os moradores com agilidade e garantimos que ele não esteja sendo coagido para entrar no condomínio.
2. O que acontece se uma pessoa suspeita entrar na eclusa do condomínio com um morador?
Se, ao entrar na eclusa do condomínio, alguém entrar junto, nossa recomendação é que o morador disfarce e deixe que a pessoa vá na frente para que ela precise usar algum dispositivo de acesso no portão.
Para disfarçar, o morador pode fingir que está atendendo o celular e fazer sinal para a pessoa seguir em frente. Se ela não conseguir abrir o portão, há algo de errado. Sendo assim, recomendamos algumas atitudes:
1. Pergunte por que a pessoa não consegue entrar. Dependendo da resposta, recomende o uso do interfone a ela.
2. Se não se sentir à vontade para seguir dessa maneira, você pode sair do condomínio, deixando a pessoa sozinha na eclusa e, assim que possível, ligar para a segurança do condomínio.
3. Em condomínios atendidos pela ASTER, você pode abrir o portão da eclusa usando o “botão ou senha do pânico” para que a Central ASTER acompanhe as câmeras do condomínio e entre em contato com você de maneira segura.
Mas, se estiver com seu automóvel e for seguido, dê uma ou mais voltas no quarteirão até que o perigo passe. Ainda assim, caso perceba que alguém se aproveitou da sua entrada, você pode seguir algumas dicas:
Evite parar na sua vaga, dê uma volta na garagem e saia novamente.
Se precisar parar, saia do veículo apenas quando se sentir seguro. Se disponível, e se preciso, ligue para a segurança do condomínio ou utilize o procedimento de pânico.
3. Como garantir que os visitantes entrem com segurança?
Hoje sabemos que quanto menor o tempo de espera do visitante na calçada, menor é o risco de assalto, então para um visitante de sua confiança entrar no seu condomínio de forma rápida e segura, oferecemos as seguintes opções:
1- Se o seu visitante for pessoa muito próxima (um parente ou namorado(a), por exemplo) existe a opção de cadastrá-lo(a) como “visitante frequente” para que possa ter acesso rápido usando a digital, reconhecimento facial ou tag de acesso.
2- A ASTER disponibiliza o App Aster Portaria 5.0 com duas funções que podem ajudar a acelerar o acesso de um visitante autorizado.
Cadastro Visitante no APP: o condômino pode cadastrar o seu visitante em Minha Unidade para agilizar o processo de liberação.
QR Code Inteligente no APP: é possível enviar um convite via QR Code Inteligente com validação de segurança por reconhecimento facial para um acesso imediato (verifique se seu condomínio tem essa funcionalidade).
3- Mande um WhatsApp ou um e-mail ao SAC ASTER solicitando a previsão de visitas. Nesse caso, solicitamos até 24 horas de antecedência.
4- Use o interfone da unidade para fazer uma pré-autorização e, deste modo, o visitante terá acesso imediato. Mas, atenção: a ASTER não aceita esse tipo de solicitação de ligações feitas a partir de telefones externos, sem checagem de segurança.
5- Para visitas inesperadas, uma maneira rápida e segura de autorizar o acesso é utilizar o push de AUTORIZAÇÃO RÁPIDA DE ACESSO no aplicativo ASTER Portaria 5.0.
Mais detalhes no vídeo abaixo:
4. Como saber se é seguro entrar no condomínio se não há porteiro?
Perguntas envolvendo o porteiro são sempre muito frequentes quando o assunto é portaria remota. Alguns moradores se sentem inseguros com a ideia de chegar no condomínio e não ter um profissional observando sua entrada. Em cidades como São Paulo, em que a violência gera preocupação, casos de bandidos rendendo moradores para entrar no condomínio e realizar arrastões não são raros.
Mas, na portaria remota da ASTER, implementamos uma série de recursos que diminuem a possibilidade disso acontecer.
Antes de tudo, temos que reforçar que embora não haja um porteiro físico no local, a portaria nunca fica desprotegida. Pelo contrário. Com a implementação da portaria remota, o condomínio passa a contar com controle de acesso 24h, incluindo finais de semana e feriados.
Outro recurso que gera ainda mais segurança e conforto aos moradores é o App ASTER Portaria 5.0, que possui um módulo em que o usuário consegue visualizar as câmeras disponíveis no seu condomínio em tempo real.
Pode, por exemplo, enxergar a eclusa, garagem, elevadores, áreas de lazer e câmeras externas posicionadas estrategicamente com visão da rua. O acesso de imagens no App ASTER Portaria 5.0é útil, por exemplo, para visualizar um visitante antes de autorizar o seu acesso, monitorar o trajeto de uma criança em uma área comum, visualizar a chegada de um UBER antes de sair do condomínio, entre outras situações.
Além disso, existe o fato de que, com o sistema à distância, os operadores ficam em segurança em um local protegido, evitando que bandidos tendem render o profissional na portaria para invadir o condomínio e realizar arrastões.
5. Como receber as entregas com segurança?
Uma das perguntas mais frequentes sobre a portaria remota é justamente como funcionam as entregas e se existe uma maneira segura de receber encomendas no condomínio.
Para isso, os clientes ASTER contam com o ASTER Locker, um armário inteligente que armazena encomendas e notifica os moradores sobre a chegada de determinado item. Ele é perfeito para quem não fica em casa e precisa receber uma entrega.
Veja como funciona o ASTER Locker no vídeo abaixo:
Já nos casos de serviços de delivery, cada condomínio possui uma configuração de eclusa, portão de entrega e “passador de entregas” ou “gavetão”. Sob a ótica da segurança, em todos os casos, a regra básica é evitar o contato direto com o entregador.
O condomínio permite que a pessoa que faz a entrega chegue até o “ao passador de entregas” ou “gavetão” e deposite o item no local. Caso a entrega seja grande e não caiba no depositório, o morador deve pedir que o entregador deixe-a dentro da eclusa do condomínio, e saia.