Portaria Virtual
A Portaria Virtual, também chamada de Portaria Compartilhada, é um sistema intermediário e que não possui tantos dispositivos e procedimentos de segurança como a Portaria Remota.
Em resumo, a Portaria Virtual vale-se da tecnologia para transferir o atendimento direto para os moradores, utilizando apenas as ferramentas de interfonia para automatizar a liberação do acesso. Isso quer dizer que o próprio morador é o responsável pelo controle de entrada e saída de pessoas em seu condomínio.
A Portaria Virtual deve ser implementada com apoio de um prestador de serviço com central de monitoramento para quando o morador não puder atender ao interfone, a ligação ser transferida para um operador de atendimento. Nesse caso, é preciso determinar uma quantidade de toques para que o profissional possa assumir o atendimento.
Essa solução tem alguns benefícios, sendo os principais deles:
- Velocidade na liberação dos visitantes
- Autonomia para os moradores
- Diminuição de custos
Contudo, esse tipo de portaria pode apresentar risco à segurança dos moradores, uma vez que o procedimento não é mediado por profissionais, ficando a cargo de cada um moradores liberar o acesso ao condomínio e assumir os riscos desse procedimento.
Portaria Autônoma
Por último, a Portaria Autônoma é um modelo muito conhecido fora do Brasil. Quem nunca assistiu a um filme em que uma pessoa toca o interfone de um apartamento e espera a liberação do próprio morador?
Semelhante à Portaria Virtual, porém sem a opção de transferir o atendimento a uma central, a Portaria Autônoma depende 100% dos moradores.
O processo de liberação é simples: o visitante toca o interfone do apartamento onde deseja ir, e o morador recebe o alerta, seja em um dispositivo instalado no apartamento, seja via notificação no celular. Aí então, acessando a câmera posicionada na portaria do condomínio, o morador pode se comunicar e permitir ou não, a entrada do visitante.
Existe ainda a possibilidade de, mesmo que não esteja em casa, o morador possa atender o visitante (via celular) e autorizar sua entrada usando um token ou chave virtual.
As maiores vantagens de usar a Portaria Autônoma são:
- Rápida implementação
- Redução de custos
- Fácil manuseio
Porém, assim como na Portaria Virtual, os riscos à segurança são maiores neste modelo do que na Portaria Remota. Sem a presença de um porteiro no local e sem o acompanhamento de uma central de monitoramento, os moradores ficam mais expostos à golpes e ações de criminosos.