SegurançaSegurança patrimonial armada e não armada, vigilância em bairros residenciais
FacilitiesMão de obra de Recepção, Copa, Serviços gerais, mensageiros
Portaria e Controle de AcessoPortaria remota, mão de obra para portaria, portaria híbrida, portaria autônoma, portaria virtual
Automação e Segurança EletrônicaDesenho e implantação de projetos de segurança eletrônica e controle de acesso como alarmes, câmeras, reconhecimento facial, automatização de portões, alertas de invasão
Qual é o melhor tipo de portaria para meu condomínio?
Carlos Di Giacomo
Sócio Diretor Comercial
Condomínios Portaria Portaria Virtual
30/04/2022
A escolha do serviço de portaria é sempre um ponto de atenção para os condomínios. Escolhas erradas podem gerar consequências muito negativas, por isso, síndicos, conselheiros e moradores devem refletir bastante sobre as necessidades do condomínio, as suas características e as expectativas de todas as partes envolvidas.
Então, para facilitar o seu processo de tomada de decisão, listamos alguns tipos de portaria disponíveis no mercado para o seu condomínio:
Portaria Presencial/Tradicional
É o modelo clássico, em que o porteiro deve permanecer dentro do seu posto de trabalho fazendo o controle de acesso dos visitantes, prestadores de serviço, funcionários e condôminos, preferencialmente com algum apoio de sistema de controle de acesso local.
Esse tipo de serviço lida melhor com imprevistos, como, por exemplo, um portão de garagem quebrado no meio da noite. Além disso, os moradores com menos afinidade com as novas tecnologias e mais habituados com a conveniência de serem servidos tendem a preferir a portaria presencial.
Por outro lado, a portaria presencial é mais cara, ainda mais se o condomínio quiser um serviço de portaria 24h com a contratação de profissionais para todos os turnos.
Em termos de segurança, a portaria presencial tem a vantagem de ter uma pessoa local para acionar imediatamente a polícia numa situação de risco, porém está mais vulnerável a sofrer alguns tipos de golpes e invasões, como, por exemplo, a invasão que acaba rendendo o porteiro, ou mesmo, aquele tipo de invasão pelo poder de persuasão, carteirada ou pressão sobre um porteiro mal preparado.
Note a importância de ter porteiros presenciais bem treinados para seguir os protocolos de segurança do condomínio, identificar e agir diante de situações de risco.
Portaria Remota
É um sistema mais eficiente, onde profissionais fazem o controle de acesso à distância e de modo compartilhado. Por outro lado, os condôminos acabam tendo que se habituar a algumas situações de auto-serviço, o que num primeiro momento pode gerar alguns atritos.
Nesse tipo, os operadores da portaria trabalham em uma central de monitoramento e comandam os dispositivos de liberação do condomínio para permitir o acesso dos visitantes e prestadores de serviço, seguindo protocolos de segurança.
Na ASTER, os clientes de Portaria Remota acessam o seu condomínio com recursos como:
Reconhecimento Facial
Biometria Digital
Tags
Senhas
Controle remoto veicular
LPR (Leitura de Placa)
entre outros dispositivos
Para maior eficiência e segurança, o condomínio é equipado com sensores e circuito de câmeras capazes de gerar alertas para que a central de portaria visualize situações de risco, bem como, acesse imagens que auxiliem nos procedimentos do controle de acesso.
Esse modelo de portaria se tornou muito comum porque moderniza o atendimento nos condomínios e viabiliza a portaria humana 24h por um custo mais acessível. Recomenda-se que a Portaria Remota seja implantada com um zelador ou um auxiliar de serviços gerais, dependendo do perfil do condomínio.
Situações que no passado geraram desconfiança, como por exemplo as entregas, já estão sendo deixadas para trás por conta do Armário Inteligente. Com ele, não é mais necessário ter um funcionário para receber as encomendas no condomínio e nem que o morador esteja em casa ou desça, imediatamente, para receber sua encomenda. Basta que o entregador as deixe no armário.
Quer ver como funciona a Portaria Remota ASTER? Então, assista ao vídeo!
Portaria Híbrida
Essa é uma mistura entre a portaria tradicional e remota, que alterna momentos em que o atendimento é realizado no local com outros em que é feito na central de monitoramento à distância.
A Portaria Híbrida pode ser uma saída para condomínios que querem migrar para o modelo remoto, mas ainda encontram resistência de parte dos moradores. Mas, também é muito eficiente em prédios comerciais que tentam reduzir custos.
Portaria Autônoma
Por fim, como o nome sugere, é o modelo em que o atendimento é feito pelos próprios moradores, que controlam de suas unidades através do celular ou do interfone, a liberação dos portões.
É um modelo com custo mais baixo e implementação simples, mas que exige muito cuidado e atenção por parte dos moradores. Afinal de contas, eles decidem quem entra no condomínio e a desatenção pode colocar todos os vizinhos em risco. Veja!