A segurança deve ser prioridade em condomínios residenciais e comerciais para o bem-estar de todos. Mas, atitudes e hábitos de funcionários, condôminos, visitantes e outras pessoas podem prejudicar. Com grande número de pessoas circulando, promover um ambiente seguro e eficaz pode ser um desafio.
Confira alguns erros que afetam a segurança, mas que poderiam ser evitados:
Condomínio sem procedimentos
As regras servem para direcionar a rotina de trabalho no condomínio e para controlar as interferências externas. Elas devem constar no regulamento interno do condomínio, sendo importante ter cláusulas sobre visitantes, encomendas, etc.
Falta de qualificação, motivação e treinamento
Tanto os funcionários de segurança quanto os moradores devem conhecer as regras e os deveres deles, para saber o que realmente deve ser feito, evitando assim discussões com os condôminos. Para isso, treinamento é fundamental. A questão de motivação deve sempre abordada criando premiações e incentivos que estimulem o bom comportamento.
Ausência de equipamentos de segurança
É um investimento que vale a pena. Os equipamentos servem para facilitar a rotina dos funcionários e minimizar os riscos. Com câmeras de seguranças, sistemas de identificação e softwares, o condomínio fica muito mais seguro.
Guarita da portaria aberta
Trata-se de um erro muito comum, pois nem todos os condomínios tem condições estruturais para uma portaria fechada. Mas, para ter segurança e mais controle, é fundamental que a portaria fique sempre fechada, monitorada e com acesso restrito. Uma guarita aberta com várias pessoas circulando afeta enormemente a atenção da equipe de segurança.
Acumular tarefas aos funcionários
Este erro é comum em condomínios com poucos funcionários. Exigir tarefas a mais aos porteiros por exemplo, faz com que o funcionário perca o foco, gerando possíveis falhas de segurança. Muitos condomínios, por exemplo delegam separação e entrega de cartas e correspondências a equipe de segurança o que dificulta a atenção em segurança. Cada funcionário deve estar atento à própria demanda de segurança, evitando, sempre que possível, resolver problemas de outras funções.
Abandono do posto
Cada ambiente deve ter alguém responsável, inclusive nos intervalo, quando é possível fazer rodízio para não deixar nenhuma área desamparada. Para isso é fundamental existir uma estrutura de banheiro dentro da guarita, reduzindo-se o tempo de ausência.
Uso de televisão, rádio ou até celular
Devem ser evitados, pois pode dificultar a concentração dos funcionários. Alguns condomínios tem restringido o uso de celular próprio durante o turno de trabalho, reduzindo a distração com problemas pessoais e redes sociais.
Identificação do carro sem verificar as pessoas que estão no seu interior
Alguns porteiros e funcionários de segurança reconhecem os carros dos condôminos, mas é fundamental estar atento a quem está dentro do veículo.
Falta de procedimentos emergenciais
Situações como a entrada de um estranho ou acidentes e enchentes desestabilizam os funcionários e por isso é necessário que eles estejam preparados para agir em momentos como estes. Um procedimento de emergência deve ser apresentado a todos os funcionários a fim de minimizar os riscos e garantir a segurança do condomínio.
Sono
Escalas de trabalho longas, turno noturno, acúmulo de empregos podem ser causas de sono durante o expediente de trabalho. O gestor do condomínio deve estar atento a essa questão que é uma das principais causas de falhas de segurança. Para mais informações recomendamos a leitura do artigo As causas e como gerenciar a fadiga da equipe de segurança.
Relacionamento amoroso no local de trabalho
É importante deixar claro para a equipe de segurança que esse tipo de situação não é compatível com o exercício da função, pois afeta enormemente a atenção no trabalho.
Falta de punição para comportamentos inadequados
A equipe de segurança e moradores devem estar cientes de sua responsabilidades e deve existir um sistema claro de punição no caso de não cumprimento dos procedimentos;
Estar desatento ao que acontece na rua e no bairro
É importante verificar qualquer irregularidade, porque muitas vezes os riscos podem ser evitados antes de chegar ao condomínio. Analise o movimento das pessoas e carros, se há algo estranho ou suspeito. Normalmente, assaltantes analisam várias vezes a rotina de um condomínio antes, por isso é importante manter os olhos abertos e atentos a qualquer sinal.
Para manter a segurança em seu condomínio em dia, além de avaliar essa lista de erros e fazer as devidas correções, você também pode acessar e compartilhar gratuitamente nossa série de vídeos “Treinamento para Porteiros” e baixar nosso “Guia Completo de Segurança em condomínios“.