Para compreender melhor como realizar uma consultoria em segurança é preciso primeiro entender o conceito de segurança. Segurança vai além da contratação de uma pessoa ou uma equipe com a função de proteger pessoas ou lugares, envolvendo, também, o processo de identificação e mitigação de potenciais riscos, aumentando a sensação de segurança e reduzindo a probabilidade de ocorrências em uma determinada organização.
Dentro deste contexto, a segurança é estruturada em 5 pilares que conversam e estão interligados o tempo todo:
– Estrutura Física: Portões, muros e cercas, infra-estrutura de guarita, fechaduras e etc.. são pontos importantes que precisam ser verificados
– Recursos Humanos: Profissionais confiáveis, uniformizados, treinados e qualificados que atuam no controle de acesso, monitoramento, ronda e pronta-resposta, conforme procedimentos estabelecidos.
– Tecnologia : Equipamentos tecnológicos que auxiliam no processo de inibição e identificação de ocorrências. Estamos falando de câmeras, alarmes, sistemas de gravação, sensores de presença e perimetrais, sistemas de controle de acesso, rastreadores e etc.
– Gestão e Planejamento: equipe formada por consultores que criam planos de segurança e emergência, procedimentos e sistemas de controle e qualidade.
– Meio ambiente: Entender o entorno em que a organização está inserida, entendendo os impactos nos sistemas de segurança. A cultura interna da organização também merece bastante atenção dos consultores e muitas vezes precisa ser modificada para aumentar o nível de segurança
O consultor é uma pessoa com expertise e olho clínico que consegue prevenir os riscos e instaurar procedimentos de acordo com o perfil, necessidades e capacidade financeira de cada cliente. Atende diversos segmentos como condomínios, indústrias e empresas de logística, entre outros e atua na fase de gestão e planejamento. O trabalho dele é dar suporte aos clientes nas tomadas de decisão e criar estratégias que possam prever e minimizar os riscos.
Para isso, ele deve levantar informações, mapear os riscos e as vulnerabilidades, analisar dados e probabilidades, apontar os pontos críticos, definir plano estratégico e plano de ação, estruturar e apresentar relatórios com objetivos e finalmente implantar as ações com base em um calendário.
Somente com uma equipe de consultores experientes, treinados e multidisciplinares é possível criar o plano perfeito que atenda as necessidades e as particularidades de cada cliente e cria estratégias para obter melhores resultados em seu segmento de atuação.
A Aster é uma empresa de terceirização dos serviços de segurança que atua através de uma metodologia específica em prol daquilo e daqueles que você deseja proteger.
Além disso, é a única empresa de segurança em operação no país que é parceira do Instituto Agires de articulação social, e promovem juntas a realização de diagnósticos e planos de melhorias sociais nas comunidades do entorno de seus clientes. Acreditamos que um bom sistema de segurança não se constrói apenas do “muro para dentro” das organizações. Entender e dentro do possível atuar do “muro para fora” é o que buscamos fazer também.