SegurançaSegurança patrimonial armada e não armada, vigilância em bairros residenciais
FacilitiesMão de obra de Recepção, Copa, Serviços gerais, mensageiros
Portaria e Controle de AcessoPortaria remota, mão de obra para portaria, portaria híbrida, portaria autônoma, portaria virtual
Automação e Segurança EletrônicaDesenho e implantação de projetos de segurança eletrônica e controle de acesso como alarmes, câmeras, reconhecimento facial, automatização de portões, alertas de invasão
Você que mora em uma metrópole, como a cidade de São Paulo, deve estar sempre atento às questões de segurança, afinal, não é incomum ver notícias sobre assaltos e aumento da criminalidade nesses locais. Embora a segurança seja uma questão de ordem pública, algumas atitudes da sociedade podem contribuir para diminuir riscos. Sabendo disso, compartilhamos nesse post 9 dicas de segurança elaboradas pela 1a Cia do 23o Batalhão da Polícia Militar, originalmente publicadas no Manual do Morador do Alto de Pinheiros.
1- Mantenha uma boa relação com os vizinhos
Os vizinhos podem ser os seus parceiros na hora de tornar o bairro mais seguro, por isso é importante conhecê-los. Saiba seus nomes, número de telefone, WhatsApp e construa uma relação de confiança e colaboração mútua.
2- Atenção ao chegar e sair
Ao chegar ou sair de casa, fique atento: se desconfiar de algo, aguarde, dê uma volta no quarteirão e chame a PM pelo telefone 190. Uma prática inteligente é, se possível, chegar em casa por locais e horários diferentes, para que os bandidos não conheçam a sua rotina.
Outra dica importante é sempre ter a chave do portão à mão quando estiver chegando, assim você pode entrar imediatamente. Ficar procurando pela chave na bolsa ou mochila parado na frente de casa é um risco à segurança.
3- Não deixe estranhos entrarem em casa
Não admita a entrada de pessoas estranhas em sua casa. Todo prestador de serviço e entregador deve ser previamente autorizado e avisado, de preferência com o nome e RG. Garanta que alguém acompanhe o serviço contratado, mesmo que esteja na área externa da residência; se o serviço exigir acesso ao interior, por precaução, oculte objetos de valor.
Em hipótese alguma forneça dados pessoais por telefone, pois isso pode representar um risco muito grande de golpe. E, se houver prestadores de serviço em sua residência, oriente-os para que façam o mesmo.
5- Atenção à calçada
Evite ficar na calçada com o portão aberto e conversando. Um erro muito comum é se despedir de amigos na porta de casa, abraçando e ficando muito tempo parado na calçada. Essa atitude chama a atenção de bandidos e invasores, portanto evite-a. Despeça-se dentro de casa e abra o portão somente no momento da saída, fechando logo em seguida.
6- Identifique vulnerabilidades na residência e próximo a ela
Se a sua casa tiver portas para um jardim ou áreas externas, reforce-as usando travas. Você também pode adicionar uma segunda camada de proteção para janelas usando grades de proteção.
Fique atento também às construções, reformas próximas e casas vazias no entorno, pois os bandidos podem ficar à espreita nesses lugares, esperando um descuido.
7- Invista em itens de segurança
Alguns recursos aumentam a proteção da sua residência, como pontos de iluminação no perímetro da casa.
Além disso, tecnologias podem ajudar a aumentar o nível de segurança da sua casa, desde que você mantenha esses recursos sempre atualizados e funcionando corretamente: sistema de alarme, câmeras e controles remotos de garagem anti-clonagem. Vale reforçar que eles devem estar ativados mesmo quando você estiver em casa.
8- Se desconfiar de algo, acione a Polícia Militar
Em caso de suspeita ou emergência, não exite em acionar a Polícia Militar. Você pode fazer isso ligando para o número 190 ou mesmo através do aplicativo, de mesmo número, para receber o apoio dos agentes.
9- Faça um Boletim de Ocorrência
Mas, se infelizmente acontecer uma ocorrência, não deixe de fazer o BO – Boletim de Ocorrência. Isso ajudará as autoridades no processo de reconhecimento e captura dos bandidos e evitará que mais pessoas enfrentem a mesma situação. Hoje em dia, a maioria das ocorrências podem ser registradas de forma eletrônica.
A ASTER também pode ajudar
As dicas acima foram originalmente publicadas no Manual do Morador do Alto de Pinheiros, uma iniciativa da SAAP – Associação dos Amigos do Alto dos Pinheiros e da Local Imóveis com patrocínio da ASTER.
De forma complementar, a ASTER se coloca à disposição para ajudar o seu bairro residencial ou mesmo condomínio a se tornar um local mais seguro. Desde 2004 atuando na cidade de São Paulo, oferecemos serviços avançados de segurança patrimonial e pessoal, usando a tecnologia para suportar nossa atuação.