SegurançaSegurança patrimonial armada e não armada, vigilância em bairros residenciais
FacilitiesMão de obra de Recepção, Copa, Serviços gerais, mensageiros
Portaria e Controle de AcessoPortaria remota, mão de obra para portaria, portaria híbrida, portaria autônoma, portaria virtual
Automação e Segurança EletrônicaDesenho e implantação de projetos de segurança eletrônica e controle de acesso como alarmes, câmeras, reconhecimento facial, automatização de portões, alertas de invasão
Dicas de segurança: cuidado com a clonagem do controle remoto da garagem
Segurança Patrimonial
30/03/2023
Com anos de experiência oferecendo serviços de segurança patrimonial para condomínios e bairros residenciais, a ASTER adquiriu conhecimento sobre práticas de invasão realizadas pelos bandidos.
Nos últimos dias, temos observado repetidas ocorrências de invasão em residências pelo portão veicular com a utilização de controles remotos de garagem clonados.
Então, para que você não fique sujeito a esse tipo de crime, nós trouxemos algumas dicas de segurança. Confira!
Cuidados com o portão da garagem
Portões automáticos podem ser mais práticos e seguros, desde que a empresa fornecedora ofereça alguns recursos. Além disso, os moradores também devem adotar medidas de segurança.
Certifique-se que seu controle remoto é anti-clonagem
Nossa recomendação é que você converse com o seu fornecedor do portão para se certificar que o seu portão da garagem possui um sistema de placa e controle remoto anti clonagem.
Muitos portões eletrônicos, especialmente mais antigos, utilizam sistemas que são acionados sempre pelo mesmo código de frequência ou com uma variação pequena de códigos, o que viabiliza a clonagem. Nesses casos, a recomendação é substituir por novos controles com sistema que mudam continuamente o código.
Ou seja, o investimento em um controle de portão automático mais moderno, com um controle remoto anti clonagem, é uma forma de reforçar a segurança do seu imóvel e evitar que criminosos obtenham o código de acesso.
Não empreste o controle
Evite emprestar o controle remoto da sua garagem a terceiros, pois isso pode facilitar o risco de clonagem. Ainda que seja recomendado manter um controle reserva com uma pessoa de confiança, certifique-se de que ela manterá o item em segredo.
Instale travas de segurança
Avalie, com apoio do seu fornecedor, a viabilidade de instalação de travas de segurança nos portões da sua residência. Essa nova camada de proteção pode ser o diferencial para impedir a entrada dos bandidos na sua garagem.
Invista em um motor veloz
Como dito antes, os portões automáticos podem ser mais seguros desde que contenham alguns recursos e um deles é o motor com acionamento rápido. Com isso, você reduz o tempo de exposição da residência evitando a entrada de criminosos enquanto o portão está abrindo ou fechando.
Dicas de segurança adicionais
Além dos cuidados com o portão da garagem, você pode adotar uma série de equipamentos e medidas para diminuir o risco de invasão. Se tratando de infraestrutura, aposta em:
Cercas, sensores perimetrais e alarmes residenciais;
Câmeras na fachada da sua casa e nos muros adjacentes.
Além disso, também é interessante instalar um gavetão no muro da fachada da residência, se possível, para receber encomendas com segurança e evitar o contato com os entregadores. Com o aumento das compras feitas pela internet, houve o crescimento no número de golpes aplicados por entregadores.
Cultive hábitos de segurança
Essa dica vale tanto para moradores de bairros residenciais quanto condomínios, embora nos bairros possa haver um maior risco de ação dos bandidos. É muito importante pensar na segurança como uma cultura e não se esquecer de alguns práticas como:
Entrar e sair de casa com rapidez;
Evitar conversar por muito tempo na calçada, sobretudo com os portões da sua casa abertos, ao despedir-se de visitas, especialmente à noite.
Quando houver alguma prestação de serviços agendada, sempre avisar os funcionários da residência. Oriente-os a somente abrir a porta diante da identificação por crachá ou documento. Se a empresa disponibilizar, peça a senha do prestador.