SegurançaSegurança patrimonial armada e não armada, vigilância em bairros residenciais
FacilitiesMão de obra de Recepção, Copa, Serviços gerais, mensageiros
Portaria e Controle de AcessoPortaria remota, mão de obra para portaria, portaria híbrida, portaria autônoma, portaria virtual
Automação e Segurança EletrônicaDesenho e implantação de projetos de segurança eletrônica e controle de acesso como alarmes, câmeras, reconhecimento facial, automatização de portões, alertas de invasão
Os 5 erros mais comuns na terceirização da segurança de empresas e condomínios
Segurança Patrimonial
25/05/2021
Terceirizar a contratação de serviços de segurança é uma prática consolidada entre condomínios e empresas, mas é muito comum errar na escolha do fornecedor certo. Zelar pela segurança de pessoas e bens é uma responsabilidade muito grande, por isso, nesse artigo, vamos listar os cinco erros comuns da terceirização da segurança. Então veja abaixo!
1 – Olhar só para o preço
Antes de mais nada, não deixe que o preço seja o mais importante na hora de contratar uma empresa. Sabe aquele ditado que diz: “o barato sai caro?”. Então, é isso o que pode acontecer quando uma empresa dá prioridade apenas ao preço em detrimento à qualidade. Além disso, também ignora os potenciais riscos futuros na hora de contratar serviços de segurança.
Infelizmente, esta é uma situação comum, ainda mais em momentos de crise em que a necessidade pelo corte de gastos é maior. Você, como bom síndico ou gestor, precisa ficar atento para não ser enganado, achando que está contratando um vigilante profissional, quando na verdade está contratando um profissional mais barato e sem a devida formação.
2 – Não exigir certidões
De acordo com a Lei 7.102/83, apenas empresas autorizadas pela Polícia Federal podem prestar serviços de segurança patrimonial armada e desarmada, utilizando profissionais capacitados e habilitados para exercer a função. Se você está contratando tais serviços, verifique se a empresa possui CRS (Certificado de Regularidade de Empresa de Segurança Privada).
A falta dessas certidões pode indicar um mau negócio. E o pior: em alguns casos, pode até resultar em tragédias, como a que aconteceu em 2020, no Carrefour, em Porto Alegre. Naquele episódio, os profissionais que cometeram o crime não eram vigilantes, portanto não passaram por treinamento ou testes, muito menos eram registrados na Polícia Federal. Não cometa esse erro!
3 – Fazer a terceirização da segurança com empresas sem referência
Esse é um erro fácil de evitar, mas que na correria do dia a dia, muita gente ignora. Na hora de escolher uma empresa, é importante conhecê-la e buscar referências. Para isso, visite alguns clientes e pergunte sobre os protocolos de segurança que ela aplica, sobre os funcionários, sobre também como é a rotina de trabalho. Essas perguntas podem te ajudar a conhecer melhor a empresa antes de contratá-la.
Para você analisar a estrutura da empresa e sentir o clima organizacional antes de se decidir, também é importante fazer uma visita à sede da empresa.
4 – Ignorar os processos de capacitação dos profissionais
A vigilância patrimonial é uma atividade autorizada, controlada e fiscalizada por um departamento específico da Polícia Federal.
Para exercer a função, o profissional precisa passar por um Curso de Formação de Vigilantes, que é ministrado por escolas autorizadas pela própria Polícia Federal. Após formado, o profissional deve ainda realizar cursos obrigatórios de reciclagem a cada dois anos e passar por testes psicológicos específicos.
Empresas sérias que prestam serviços de terceirização da segurança oferecem ainda programas de capacitação complementares. Por isso, antes de contratar uma empresa, exija as certificações que comprovem o treinamento dos seus profissionais.
5 – Não exigir mensalmente os comprovantes dos tributos recolhidos
Por último, após definir a empresa exija a apresentação de notas fiscais, comprovantes de pagamentos dos recolhimentos tributários trabalhistas, e qualquer outro tipo de documento que ateste o que está previsto em contrato. Então só pague o boleto de uma terceirizada após receber e conferir os documentos que comprovam os recolhimentos dos impostos. Na ASTER, disponibilizamos esses documentos mensalmente no portal do cliente.
A ASTER pode ajudar na terceirização da segurança para empresas e condomínios
Nós temos 16 anos de mercado e mais de mil funcionários. Atuamos na cidade de São Paulo atendendo empresas, condomínios residenciais e comerciais com serviços de segurança, portaria remota, portaria autônoma, portaria híbrida ou portaria presencial. Também oferecemos serviços de limpeza e higienização de ambientes e implantação de projetos de automação predial como eclusas, câmeras, alarmes e sistemas de reconhecimento facial. Entre em contato agora, nós podemos te ajudar! ASTER – Fazendo por você, zelando pelo coletivo.