Elevar o nível de segurança no seu dia-a-dia é o desejo da maioria das pessoas hoje em dia, não é mesmo? Pois para as
empresas
o cenário não é nada diferente. Afinal de contas, pessoas mal-intencionadas também costumam direcionar seu foco para empreendimentos! Para se prevenir, evitando se tornar alvo, é indispensável o investimento em segurança perimetral do seu negócio, responsável por impor barreira contra os invasores. Quer saber da sua importância e como implementá-la? Então continue lendo nosso post para entender melhor sobre o assunto:
O que é a segurança perimetral?
Basicamente, a segurança perimetral tem como objetivo criar barreiras em torno do local de interesse, impedindo, inibindo e detectando eventuais entradas em um determinado perímetro. No caso de uma empresa, a segurança perimetral constitui o conjunto de fatores que impedirão que pessoas não autorizadas acessem o local.
Existem 3 tipos de barreiras que podem ser considerados, de acordo com as circunstâncias, quando se pensa um sistema de segurança perimetral:
- Barreiras físicas: Estruturas físicas cujo objetivo é impedir, inibir ou dificultar a entrada em um determinado local. Muros altos, cercas, cercas elétricas espetos, arame farpado, cacos de vidros e concertinas são alguns exemplos de barreiras físicas a serem consideradas.
- Barreiras tecnológicas: São dispositivos de segurança eletrônica cujo principal objetivo é detectar ou inibir a entrada em um local. Sensores externos instalados em cima de muros, por exemplo, são equipamentos bastante utilizados. Formado por um par de equipamentos, sendo um transmissor e outro receptor, emite feixes de raio-infravermelho que ao serem interrompidos com a passagem de uma pessoa, envia um alarme para a central. A cerca elétrica também pode ser utilizada na detecção que é feita quando um dos fios é rompido. A utilização de câmeras nos muros perimetrais também tem papel importante de inibir a entrada de invasores.
- Barreiras psicológicas: São dispositivos diversos criados visando inibir a tentativa de invasão em um local A utilização de concertina e arame farpado apesar de se constituírem em boas opções de barreira físicas, são barreiras psicológicas importantes. A utilização de placas de aviso, alertando sobre o perigo de entrada no local ou indicando a existência de cão feroz no local ou ainda alertas que o local está sendo filmado são algumas estratégias a serem consideradas. A utilização de vigilantes armados ostensivos no local é outra opção válida para inibir a ação de criminosos. Quanto maior a percepção de risco para o criminoso mais efetiva é a barreira psicológica.
Qual é sua importância?
A segurança perimetral é indispensável para qualquer negócio que deseja experimentar o mínimo de segurança necessário para desempenhar suas tarefas adequadamente. Assim, essa segurança é importante porque:
Evita roubos e desvios de materiais
Com a segurança perimetral, sua empresa fica devidamente protegida contra criminosos que podem ter a intenção de invadi-la para roubar materiais, equipamentos e valores em geral. Essa segurança, inclusive, será mais importante quanto maior for o valor agregado dos produtos ali contidos.
Protege a propriedade intelectual e eventuais sabotagens
Outra grande vantagem da segurança perimetral diz respeito à sua proteção à propriedade intelectual da empresa. Isso significa que o negócio não precisará lidar com acessos não autorizados de pessoas que possam estar interessadas nos segredos de sua produção, por exemplo. Com isso, o problema de espionagem mercadológica é diminuído, pelo menos no âmbito físico, impedindo assim que seus concorrentes saibam mais do que deveriam sobre o negócio.
Além disso, existe o risco de sabotagem que é algo bastante sério em uma empresa. Os ativos da empresa precisam estar devidamente protegidos evitando eventuais planos de sabotagem que possam colocar em risco a operação ou mesmo a imagem da empresa.
Garante a segurança dos funcionários
Além de proteger a empresa e seus bens, a segurança perimetral também é responsável pela segurança dos funcionários da empresa. Isso se deve ao fato de que, com a disposição correta dos itens de segurança, automaticamente se torna menos provável a ocorrência de atitudes violentas (como roubos e sequestros, por exemplo). Isso sem contar que criar um ambiente mais seguro para o trabalho também causa impactos na motivação dos colaboradores, diminuindo inclusive o número de faltas causadas por qualquer tipo de sensação de insegurança.
Como implementar a segurança perimetral?
Para implementar a segurança perimetral na sua empresa, definindo quais barreiras a serem implantadas, é importante considerar alguns aspectos:
Orçamento e outras restrições
Antes de iniciar a implementação de um sistema de segurança perimetral procure entender qual é o orçamento disponível. Explique aos responsáveis pela liberação de despesas a importância de um bom sistema e os riscos financeiros de uma eventual invasão.
Procure entender outras restrições. O aspecto de arquitetura ou visual tem que ser considerado. Muitas vezes a colocação de barreiras físicas agressivas como concertina ou espetos pode sofrer restrições, pois afetam a identidade visual da empresa ou o projeto de arquitetura do local. Por outro lado, a presença de vegetação no local pode impedir a colocação de sensores ou cerca elétrica gerando outro tipo de restrição.
Analisar a vizinhança e definir as barreiras
De posse das restrições ao sistema, o próximo passo é analisar a vizinhança e definir as barreiras a serem utilizadas. Faça um estudo sobre a criminalidade na região e sobre o nível de segurança dos vizinhos. Por exemplo, se a empresa tem um vizinho com um sistema de segurança muito bem estruturado, não é necessário investir em segurança perimetral nos muros de interface com esse vizinho específico.
Caso o orçamento seja restrito, a utilização de barreiras psicológicas é um caminho não ideal, mas que pode ser utilizado. Por outro lado, se existem restrições estéticas para utilização de cercas ou concertinas, a utilização de sensores é uma outra opção. Ou seja, quem está implementando o sistema deve conhecer todos os dispositivos disponíveis e fazer as adaptações conforme cada uma das circunstâncias.
Recursos Humanos e Procedimentos
A contratação e treinamento de profissionais especializados, como vigilantes e porteiros, é fundamental dentro desse processo, tendo em vista que ficarão responsáveis por controlar o acesso e reportar ou reagir quando for detectada uma tentativa de invasão. Portanto, é muito importante formalizar os procedimentos para cada tipo de situação envolvendo a segurança perimetral. Os funcionários devem ser treinados para que estejam cientes de como agir em cada situação específica e entender como funcionam todas as barreiras implantadas no sistema de segurança perimetral.
O fator humano é importante porque, por mais que a tecnologia seja imprescindível, o discernimento e qualidade de um profissional ainda pode, muitas vezes, fazer a diferença no quesito proteção.
Equipamentos
Por último, mas definitivamente não menos importante, há também a possibilidade (e, na verdade, a necessidade) de adquirir itens específicos de segurança. Aí entram as câmeras, as cercas, os sensores e as barreiras eletrônicas, por exemplo, como bons equipamentos para garantir que sua empresa fique completamente protegida. E vale ficar de olho nas novidades do setor para se manter sempre a um passo dos criminosos!
Viu como a segurança perimetral é indispensável para que sua empresa possa operar sem correr o risco de sofrer invasões, roubos ou ameaças à segurança dos profissionais? Investir em muros e barreiras, na contratação e treinamento de profissionais qualificados e na aquisição de itens específicos de segurança eletrônica são as formas mais comuns e eficazes de garantir que o negócio esteja seguro. Então o que ainda está esperando para providenciar esses cuidados?
Agora comente aqui e nos conte se essa já é uma preocupação para você atualmente! Como faz a segurança perimetral da sua empresa hoje em dia? Divida suas impressões e experiências conosco! Participe!